+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 25/05/2022
Data da última atualização: 31/05/2022
Informar pais sobre a vida escolar de seus filhos.
O programa foi implementado no ano letivo americano de 2014-2015 em escolas públicas da Filadélfia, nos Estados Unidos, no contexto de um estudo experimental envolvendo mais de 30.000 alunos.
O programa atingiu alunos da pré-escola ao 3º ano do ensino médio. Durante o ano letivo, os pais ou cuidadores dos alunos receberam 5 relatórios periódicos, enviados pela escola por e-mail. Os relatórios, que tinham o título "Faltas importam e você pode ajudar" e eram assinados pelo superintendente de ensino da região, enfatizaram a importância da presença em sala de aula para a progressão do aprendizado e apresentaram o número de faltas totais do aluno até o período de envio do e-mail. Além disso, o relatório mostrava, com um gráfico de barras, como o aluno se comparava à média de sua escola e turma.
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Melhorar a qualidade da estimulação e nutrição na primeira infância e mitigar os efeitos da pobreza sobre o desenvolvimento infantil.
Quebrar o vínculo entre a pobreza infantil e o baixo preparo para início da vida escolar, promovendo o desenvolvimento intelectual, social e físico de crianças em idade pré-escolar...
Estimular o desenvolvimento na primeira infância por meio da transformação do comportamento dos cuidadores, em direção ao aumento da quantidade e ao aprimoramento da qualidade do t...