O desafio de apontar caminhos para a mobilidade social

Como proporcionar maior igualdade de oportunidades para que mais crianças e jovens possam alcançar uma vida melhor? O Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (Imds) existe para ajudar a responder a essa pergunta.

Somos uma plataforma pensada para desenhar, testar, propor, divulgar e acompanhar a execução de políticas públicas com foco em mobilidade social. E fazemos isso por meio de parcerias com gestores públicos e atores do terceiro setor que, assim como nós, estão em busca de soluções efetivas para problemas sociais de suas comunidades.

Nossa tarefa é apoiar e estimular gestores em torno de projetos de alto impacto…

Como uma associação sem filiação político-partidária e sem fins lucrativos, mantida por patrocinadores privados e com um conselho de administração formado por nomes de excelência, queremos contribuir significativamente para uma sociedade com menos injustiças e desigualdades.

Por meio de propostas fundamentadas no método científico e avaliadas por um comitê técnico, atuamos desde a identificação de temas relevantes até a gestão do conhecimento.

…para desatar as amarras que
mantêm gerações na pobreza.

As possibilidades são muitas, mas o objetivo é um só: por meio dos incentivos corretos, buscamos identificar os obstáculos que impedem a mobilidade intergeracional nos estratos mais baixos da sociedade. Seja por meio de programas sociais ou do aperfeiçoamento de processos e rotinas de planejamento dentro do setor público.

O que Queremos

Nossa missão

Desenhar, testar, propor e disseminar políticas públicas de impacto em mobilidade social.

Nossa visão

Ser a principal plataforma de estudos sobre mobilidade social do Brasil e fonte relevante e confiável de conhecimento para os gestores públicos na área de mobilidade e desenvolvimento social.

Nossos valores

Incentivo à inovação e à criatividade;
Engajamento e colaboração;
Compromisso com resultados;
Valorização do rigor científico;
Ética e transparência;
Independência;
Responsabilidade;

Pessoas que acreditam que a plena realização não pode depender do CEP onde nascemos

Nossos Fundadores

Arminio Fraga

Fundador da Gávea Investimentos e do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS). Membro do Group of Thirty e do Council on Foreign Relations. Foi presidente do Banco Central do Brasil (1999-2002), presidente do conselho da B3, diretor do Soros Fund Management e trustee da Princeton University, onde obteve seu Ph.D. Lecionou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE-FGV), na SIPA-Columbia e na Wharton School.

Paulo Tafner

Economista e Doutor em Ciência Política (Iuperj / UCSD – University of California San Diego). Pesquisador associado da FIPE/USP. Foi coordenador do Grupo de Estudos Previdenciários do IPEA, ocupou os cargos de subsecretário-geral de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, diretor do IBGE e superintendente da ANAC. Lecionou na Universidade Cândido Mendes e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Governança

Mais +

Nossa Equipe

Mais +

Rede de Pesquisadores

O Imds, na permanente prática de seus valores –em especial o estímulo à inovação, à criatividade, ao engajamento e ao espírito de colaboração, com ética, responsabilidade, transparência e rigor científico— mobiliza uma rede ampla e diversa.

Além dos organismos e das instituições, agências e pessoas jurídicas que compõem nossa rede de parceiros, o trabalho conjunto com pessoas físicas –pesquisadores e bolsistas— tem sido fundamental para a convergência na busca dos resultados que temos obtido nesses primeiros — já quase quatro — anos de atuação. A esses profissionais, nomeados a seguir, nossos reiterados agradecimentos.

Alexandre de Andrade Fonseca

Tema: Estudos sobre mobilidade social a partir de bancos de dados de registros administrativos

Breno Ramos Sampaio

Tema: Estudos sobre mobilidade social a partir de bancos de dados de registros administrativos

Bruna Dominici Cricci

Tema: Algumas Ferramentas de políticas públicas com foco em mobilidade social: uma cartilha; e catalogação de políticas públicas e programas sociais promotores de mobilidade e desenvolvimento social

Cláudio de Moura Castro

Tema: Lei das Cotas - revisão marco legal e contribuição na publicação "Educação e Produtividade"

Cláudio André Gondim Nogueira

Tema: Primeira infância: ideação de mecanismo de repartição tributária para induzir a oferta de vagas em espaços de desenvolvimento infantil para prefeituras (0-3)

Diogo Gerhard Castro de Britto

Tema: Estudos sobre mobilidade social a partir de bancos de dados de registros administrativos

Diogo Wolff Surdi

Tema: Políticas educacionais, modelos econômicos computacionais e microdados brasileiros

Flavio Luiz Russo Riva

Tema: Projetos de avaliação de impacto de tecnologias para formação de capital humano em crianças

Josiane Toledo Ferreira Silva

Tema: Parceria estratégica pela alfabetização baseada em evidências (em parceria com Edube)

Júlia Queiroz Maranhão de Oliveira

Tema: Impacto de choques parentais na participação de jovens no mercado de trabalho

Laura Carvalho Andrade

Tema: Expectativa de Vida por Raça-Cor no Brasil

Luana dos Santos Fraga

Tema: Apoio às pesquisas "Relação entre a educação de pais e filhos: mobilidade intergeracional de educação no Brasil e no mundo" e "Pobreza infantil"; Organização de dados ACT Rio Grande do Sul.

Lucas Warwar Pereira

Tema: Estudos sobre mobilidade social a partir de bancos de dados de registros administrativos

Michel Szklo

Tema: Ensino à distância e ensino presencial: o que a literatura acadêmica de avaliação de impacto conclui sobre as diferenças nos resultados?

Paulo Cesar de Souza

Tema: Apoio a projetos de avaliação de impacto de tecnologias para formação de capital humano em crianças

Raphael Bottura Corbi

Tema: Efeitos de longo prazo de programas de trabalho focalizados no público jovem: Evidências sobre a Lei da Aprendizagem do Brasil (Programa Jovem Aprendiz)

Valdemar Rodrigues de Pinho Neto

Tema: Mobilidade social e intergeracional no Brasil: uma análise dos beneficiários do PBF e Pesquisas em mobilidade social no Brasil

Vanderson Berbat

Tema: Entendendo o impacto social de processos imigratórios abruptos: avaliação diagnóstica de Ribas do Rio Pardo

Vinícius Diniz Schuabb

Tema: Mobilidade social e intergeracional no Brasil: uma análise dos beneficiários do PBF, Pesquisas sobre PBF: mobilidade social e migração forçada e Desastres e Migrações - impacto beneficiários

Vitor Azevedo Pereira

Tema: Estudos sobre evasão escolar no Ensino Médio: Diagnóstico do abandono e da evasão escolar no Brasil; Causas e consequências do abandono e da evasão escolar; Políticas de combate ao abandono e à evasão escolar

Agradecimentos

Aos que participaram dessa jornada; suas valiosas colaborações foram fundamentais para chegarmos até aqui e para nos ajudar a traçar o caminho que ainda está por vir.

Andre Portela                                              Mauro Lopes

Guilherme Di Donato                                Miguel Foguel

Gustavo Gonzaga                                       Ricardo Paes de Barros

Jessica Gagete-Miranda                            Rodrigo Fiães

Joana Naritomi                                           Ronaldo França

Manuel Thedim

 

Inscreva-se para receber a Carta do Imds e para saber sobre eventos e novidades