Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Programa de e-mails para Pais Sobre Frequência Escolar dos Alunos na Filadélfia
Programa de e-mails para Pais Sobre Frequência Escolar dos Alunos na Filadélfia
Qual o objetivo?
Informar pais sobre a vida escolar de seus filhos.
Onde e quando?
O programa foi implementado no ano letivo americano de 2014-2015 em escolas públicas da Filadélfia, nos Estados Unidos, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo mais de 30.000 alunos.
Como é o desenho?
O programa atingiu alunos da pré-escola ao 3º ano do ensino médio. Durante o ano letivo, os pais ou cuidadores dos alunos receberam 5 relatórios periódicos enviados pela escola por e-mail. Os relatórios, que tinham o título "Faltas importam e você pode ajudar" e eram assinados pelo superintendente de ensino da região, enfatizaram a importância da presença em sala de aula para a progressão do aprendizado e apresentaram o número de faltas totais do aluno até o período de envio do e-mail.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:
- a percepção dos pais sobre o número de faltas de seus filhos se tornou por volta de 50% mais próxima da realidade ao final da implementação [1];
- redução de 6,2% (ou aproximadamente 1 dia) no número total de dias em que os alunos contemplados faltaram na escola, durante o ano em que o programa foi implementado [1];
- no entanto, não foram encontrados efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. em notas em exames padronizados de Matemática e Língua Inglesa para os alunos do 4º ao 8º ano (os outros anos não foram considerados pela falta de dados de avaliação diagnóstica) [1].
- um programa implementado no mesmo contexto, mas que incluía nos relatórios uma comparação entre as faltas do aluno e as faltas médias na sua escola e turma, encontrou efeitos semelhantes sobre as variáveis descritas acima [1];
- outro programa implementado no mesmo contexto, que enfatizava a importância da presença em sala de aula para a progressão do aprendizado sem apresentar nenhuma informação sobre faltas, gerou efeitos positivos, mas menos pronunciados sobre a frequência escolar [1].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Rogers, T., & Feller, A. (2018). Reducing Student Absences at Scale by Targeting Parents’ Misbeliefs. Nature Human Behaviour, 2(5), 335-342.
Eixos de busca
Área
EducaçãoIndicador afetado
Conhecimento dos pais sobre a vida escolar dos filhosFrequência escolarNotas em exames padronizadosElementos
Comunicação com os paisInformação sobre desempenho, frequência ou comportamento de alunosInformação sobre importância do envolvimento com a vida escolarPúblico-alvo
Alunos do Ensino Fundamental IAlunos do Ensino Fundamental IIAlunos do Ensino MédioCrianças de 0 a 5 anosRegião
América do NortePaís
Estados UnidosEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Apoio ao Desenvolvimento na Primeira Infância na HighScope Perry Preschool em Michigan
Quebrar o vínculo entre a pobreza infantil e o baixo aproveitamento escolar, promovendo o desenvolvimento intelectual, social e físico de crianças em idade pré-escolar em contextos de vulnerabilidade social.
Programa Linking Information and Families Together (LIFT) em Los Angeles
Informar pais sobre a vida escolar, envolvendo-os no processo de aprendizagem de seus filhos.
Programa Nadie es Perfecto de Desenvolvimento de Competências Parentais no Chile
Estimular o desenvolvimento na primeira infância por meio da transformação do comportamento dos cuidadores, em direção ao aumento da quantidade e ao aprimoramento da qualidade do tempo e dos recursos materiais disponíveis para as crianças.