Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Retratos das crianças e jovens na pandemia: educação
Autoria: Imds e Oppen Social
Edição: 1ª
Publicado em: julho 2021
Com base na pesquisa experimental do IBGE, PNAD COVID-19, apresentamos um retrato da educação de crianças e adolescentes durante a pandemia de COVID-19. São estudadas questões como acesso à escola, rede de ensino, forma de acesso durante a pandemia, condições para o ensino remoto e engajamento dos estudantes com as atividades escolares.
Essas análises são feitas para todo o país, bem como para as grandes regiões, Unidades Federativas, e a partir de recortes de renda, faixa etária, recebimento de Bolsa Família ou Auxílio Emergencial, dentre outros.
O material disponibilizado busca retratar elementos que possibilitem identificar problemas passíveis de causar evasão escolar ou, ainda, gerar entraves à mobilidade social do país no pós-pandemia e a longo prazo. Isso porque acesso e engajamento nas atividades acadêmicas são indicadores que ajudam a prever a escolaridade futura e, por conseqüência, condições socioeconômicas futuras dessas crianças e jovens.
A PNAD COVID19 traz dados inéditos para pensar nessas questões, o que propomos com essa apresentação.