← voltar para Publicações
Apresentação

Principais desafios para a Juventude no Brasil e impactos sobre a renda e a produtividade

Compartilhe:

Autoria: IMDS

Edição: 1ª Edição

Publicado em: outubro 2023

O Imds retoma a discussão sobre juventude, demografia e produtividade, temas que estão ligados à transformação da população brasileira nas próximas décadas. O Brasil passa por uma mudança radical na sua pirâmide etária, que o coloca em uma situação paradoxal: tem uma estrutura populacional de país rico, mas não tem uma renda per capita alta. Isso significa que o Brasil tem hoje uma grande parcela de pessoas em idade de trabalhar, que supera a soma de crianças e idosos, o que é chamado de bônus demográfico.

Esse é um momento único na história de um país, que pode ser aproveitado para aumentar a produtividade, e assim acelerar o desenvolvimento econômico e social. Mas o Brasil não tem conseguido tirar proveito dessa oportunidade, pois enfrenta problemas como baixa escolaridade, baixa qualidade da educação, baixa participação da força de trabalho e baixa remuneração dos empregos. Esses fatores limitam a mobilidade social e a inclusão produtiva dos jovens brasileiros, que são os principais protagonistas do bônus demográfico.

A apresentação “Principais desafios para a Juventude no Brasil e impactos sobre a renda e a produtividade” mostra como os jovens de 15 a 29 anos estão inseridos na sociedade brasileira, quais são as suas dificuldades e potencialidades, e como eles podem contribuir para o crescimento do país.

Boa leitura!