Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Os efeitos da instalação de uma indústria de celulose em um município de pequeno porte e uma proposta para um sistema de monitoramento
Autoria: Imds e Oppen Social
Edição: 1ª
Publicado em: setembro 2024
Esta publicação é produto do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (Imds) e o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, com o objetivo de propor protocolos de diagnóstico, planejamento e monitoramento de ações estratégicas do Governo do Estado.
O relatório “Os efeitos da instalação de uma indústria de celulose em um município de pequeno porte e uma proposta para um sistema de monitoramento” pretende ampliar o conhecimento sobre os impactos econômicos e sociais gerados pela instalação de plantas industriais de papel e celulose no estado, a fim de subsidiar a tomada de decisão em relação a políticas e programas que possam vir a ser afetados por esses empreendimentos e por outros de porte semelhante que venham a ser implementados no futuro.
A publicação é composta por cinco seções, que abordam desde o contexto socioeconômico recente e comparações com casos semelhantes até a identificação dos impactos da instalação da fábrica nas suas diferentes fases. Um dos pontos centrais foi o desenvolvimento do Mapa de Efeitos Potenciais e a proposta de um sistema de monitoramento a partir da seleção de um conjunto de indicadores. Por fim, o relatório também sugere o aprofundamento de estudos futuros que possam sustentar a formulação de políticas adicionais para enfrentar os desafios identificados e fortalecer a capacidade de gestão dos municípios impactados pela indústria de celulose.
Boa leitura!