Programa de e-mails para Pais Sobre Frequência Escolar dos Alunos na Filadélfia

Data de publicação: 31/05/2022

Data da última atualização: 20/10/2022

Qual o objetivo?

Informar pais sobre a vida escolar de seus filhos.

Onde e quando foi implementado?

O programa foi implementado no ano letivo americano de 2014-2015 em escolas públicas da Filadélfia, nos Estados Unidos, no contexto de um estudo experimental envolvendo mais de 30.000 alunos.

Como é o desenho?

O programa atingiu alunos da pré-escola ao 3º ano do ensino médio. Durante o ano letivo, os pais ou cuidadores dos alunos receberam 5 relatórios periódicos enviados pela escola por e-mail. Os relatórios, que tinham o título "Faltas importam e você pode ajudar" e eram assinados pelo superintendente de ensino da região, enfatizaram a importância da presença em sala de aula para a progressão do aprendizado e apresentaram o número de faltas totais do aluno até o período de envio do e-mail.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:

De onde vem essa informação?
  1. Rogers, T., & Feller, A. (2018). Reducing Student Absences at Scale by Targeting Parents’ Misbeliefs. Nature Human Behaviour, 2(5), 335-342.


Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.

Políticas e Programas Relacionados

Programa Ready4K de Mensagens de Estímulo à Alfabetização em São Francisco

Estimular o engajamento de pais ou cuidadores de alunos na pré-escola com atividades voltadas à alfabetização e ao letramento das crianças no ambiente doméstico.


Programa Reach Up and Learn de Visitas Domiciliares para Estimulação e Desenvolvimento na Primeira Infância na Jamaica

Melhorar a qualidade da estimulação e nutrição na primeira infância e mitigar os efeitos da pobreza sobre o desenvolvimento infantil.


Programa HighScope Perry Preschool de Apoio ao Desenvolvimento na Primeira Infância em Michigan

Quebrar o vínculo entre a pobreza infantil e o baixo aproveitamento escolar, promovendo o desenvolvimento intelectual, social e físico de crianças em idade pré-escolar em contextos...


Programa de Mensagens de Alta Frequência para Pais em West Virginia

Informar pais sobre a vida escolar de seus filhos.


Topo