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Tecnologia Educacional Imagine Math em Escolas da Índia

Publicado em 20/12/2022 Atualizado em 26/03/2024
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Qual o objetivo?

Aumentar o aprendizado de matemática entre crianças no início do processo de escolarização.

Onde e quando?

A tecnologia educacional Imagine Math foi desenvolvida por uma empresa de impacto social indiana chamada Pixatel e implementada no ano de 2018 em Lucknow, Índia, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si - e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". de impacto envolvendo 6 escolas.

Como é o desenho?

O programa teve por foco alunos do 1º ao 5º ano, e foi implementado em sessões de 20 minutos de 1 a 3 vezes por semana, de Agosto a Dezembro. A tecnologia Imagine Math é um software com interface amigável que apresenta exercícios práticos aos alunos e personaliza dinamicamente o material veiculado ao nível e progresso feito por cada aluno.

No tempo destinado ao uso da tecnologia, cada aluno recebeu um tablet equipado com o software. Os instrutores foram orientados a encorajarem cada criança a jogar jogos que desafiavam o seu nível de compreensão e, quando necessário, ajudaram as crianças individualmente a entender as tarefas do jogo. Toda a interação entre os alunos e os instrutores era pautada pelo uso que a criança fazia dos vários jogos, e os instrutores não forneceram instrução propriamente dita em Matemática ou qualquer outro conteúdo escolar.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo para discussão listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal da tecnologia educacional:

  • aumento de 5,4% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. em um indicador de foco e atenção sustentada, construído a partir de informação coletada com os alunos ao final da implementação do programa [1];
  • aumento de 11% de um desvio-padrão em um indicador de atenção em sala de aula, construído a partir de informação coletada com os professores [1];
  • redução de 9,6% no declínio de performance que os alunos apresentam ao passarem pelas diferentes partes de exames padronizados para mensuração, por exemplo, do quociente de inteligência (QI) e da capacidade de escuta, sugerindo que o uso da tecnologia aumenta a resistência dos alunos aos efeitos da fadiga mental [1];
  • aumento de 9,1% de um desvio-padrão na nota em provas escolares de Matemática, de 9,6% na nota em provas escolares de Língua Hindi e de 9,8% na nota em provas escolares de Língua Inglesa, no semestre em que o programa foi implementado e no semestre seguinte [1];
  • um programa implementado no mesmo contexto, que estimulou as crianças a usarem os tablets no tempo que passavam na sala de estudos para jogar jogos sem qualquer relação com Matemática (como labirintos), teve impactos muito semelhantes, sugerindo que as experiências frequentes de concentração em tarefas – e não o conteúdo propriamente dito – foram o mecanismo que engendrou as mudanças descritas acima [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Brown, C. L., Kaur, S., Kingdon, G., & Schofield, H. (2022). Cognitive Endurance as Human Capital. National Bureau of Economic Research Working Paper.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.