← voltar para plataforma impacto

Sessões Grupais de Apoio à Parentalidade e ao Desenvolvimento Infantil em Orissa

Publicado em 08/04/2024 Atualizado em 22/06/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Apoiar práticas de estimulação na primeira infância e mitigar os efeitos da pobreza sobre o desenvolvimento infantil.

Onde e quando?

A iniciativa foi implementada pela ONG Pratham entre 2015 e 2017, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 192 vilas e 1.449 famílias.

Como é o desenho?

Com foco em mães e bebês de 7 meses a 16 meses, as sessões grupais de 5 a 8 famílias tiveram frequência semanal e foram realizadas por um período total de 2 anos.

A principal referência para condução das sessões foi um currículo de estimulação voltado ao desenvolvimento na primeira infância operacionalizado por meio de visitas domiciliares, desenvolvido na década de 1980, na Jamaica. Nestas visitas, profissionais locais de saúde:

    1. brincavam com os bebês e crianças das famílias contempladas;
    2. encorajavam suas mães e outros cuidadores a interagir e brincar com brinquedos feitos de materiais recicláveis de fácil acesso;
    3. enfatizavam práticas capazes de melhorar a relação entre mãe e criança, instruindo-as sobre como integrar atividades de estimulação infantil em suas rotinas diárias.

A ideia central da Pratham foi a de construir um espaço compartilhado em que esses insumos pudessem ser trabalhados com várias mães, de forma conjunta. Para tanto, as sessões foram estruturadas em dois períodos. No primeiro, todos os participantes participaram de um período livre de brincadeiras, seguido por um momento de discussão conjunta sobre práticas parentais e a relação entre mães e suas filhas e filhos. Em um segundo momento, os grupos eram divididos pela idade das crianças — menores e maiores de 1 ano —, para atividades de estimulação e brincadeiras específicas à faixa etária, ambas guiadas pelo currículo.

Para estruturar esses elementos, a Pratham contratou facilitadores nas comunidades locais, e proveu oficinas de treinamento com duração 3 semanas, seguido por 3 encontros durante o período de implementação. Além disso, mentores com formação específica em desenvolvimento infantil supervisionaram o processo de implementação.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e impacto causal dos esforços de organização das sessões pela ONG Pratham:

  • a frequência média das mães convidadas a participarem das sessões foi de 51% [1];
  • aumento de 28% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. em um indicador de desenvolvimento cognitivo e aumento de 30% de um desvio-padrão em um indicador de desenvolvimento da linguagem na primeira infância, ambos construídos com informação coletada ao fim da implementação, isto é, 2 anos depois do início das sessões grupais [1];
  • aumento de 14% de um desvio-padrão em um indicador de desenvolvimento motor, no mesmo horizonte temporal dos resultados acima, embora este resultado seja imprecisamente estimadoDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado quando ele também é consistente com valores muito próximos ou muito distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. [1];
  • não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. em indicadores de desenvolvimento socioemocional na primeira infância que descreviam comportamentos externalizantes e comportamentos internalizantes, no mesmo horizonte temporal dos resultados acima [1];
  • aumento de 18% de um desvio-padrão em um indicador de pró-socialidade, no mesmo horizonte temporal dos resultados acima [1];
  • não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantes sobre indicadores de desenvolvimento físico na primeira infância, como índices normalizados de altura-por-idade e peso-por-idade, ainda no mesmo horizonte temporal dos resultados acima [2].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Grantham-McGregor, S., Adya, A., Attanasio, O., Augsburg, B., Behrman, J., Caeyers, B., Day, M., Jervis, P., Kochar, R., Makkar, P., Meghir, C., Phimister, A., Rubio-Codina, R., & Vats, K. (2020a). Group Sessions or Home Visits for Early Childhood Development in India: a Cluster RCT. Pediatrics, 146(6).
  2. Grantham-McGregor, S., Adya, A., Attanasio, O., Augsburg, B., Behrman, J., Caeyers, B., Day, M., Jervis, P., Kochar, R., Makkar, P., Meghir, C., Phimister, A., Rubio-Codina, R., & Vats, K. (2020b). Supplemental Information: Group Sessions or Home Visits for Early Childhood Development in India.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.