← voltar para plataforma impacto

Programa Ready4K de Mensagens de Estímulo à Alfabetização em São Francisco

Publicado em 20/10/2022 Atualizado em 19/02/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Estimular o engajamento de pais ou cuidadores de alunos na pré-escola com atividades voltadas à alfabetização e ao letramento das crianças no ambiente doméstico.

Onde e quando?

O programa Ready4K foi implementado nos anos letivos de 2013-2014 e 2015-2016 em São Francisco, Estados Unidos, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". de impacto de larga escala (aproximadamente 1.000 pais ou cuidadores em 34 centros de educação infantil).

Como é o desenho?

O Ready4K teve por focoO programa ainda está em operação. As frases nesse e nos próximos parágrafos estão no passado porque os resultados se referem a como o programa era, no momento e contexto específicos da avaliação de impacto. alunos de 4 anos na pré-escola em centros públicos de educação infantil. A ideia central do programa é a de que existem barreiras comportamentais que podem influenciar a quantidade e a qualidade de estímulos ao desenvolvimento infantil. Primeiro, os pais e cuidadores podem ter informações insuficientes sobre quais habilidades seus filhos devem aprender durante os anos de pré-escola e a importância dessas habilidades para o sucesso a longo prazo. Em segundo lugar, engajar-se é uma tarefa demandante em termos de esforço e tempo – empreendimento cognitivamente complexo e amplo. Em terceiro e último lugar, os benefícios dos estímulos só se realizam em um período distante e são, essencialmente, incertos.

Durante os 8 meses no ano letivo, foram enviadas mensagens de texto SMS (3 por semana) aos pais ou cuidadores, com o intuito de mitigar o impacto destas barreiras. Estas mensagens cobriram uma ampla gama de habilidades relacionadas ao letramento e alfabetização, incluindo reconhecimento de letras maiúsculas e minúsculas, reconhecimento do som das letras, consciência fonológica, consciência de rimas em cantigas, escrita de nomes próprios, compreensão de estórias e vocabulário. O conteúdo dos textos foram essencialmente de 3 tipos:

  1. “fatos”, enviadas às segundas-feiras, mensagens desenhadas para informar e motivar os pais sobre a importância dos estímulos cognitivos dentro da casa no desenvolvimento das crianças – por exemplo, FATO: As letras são os tijolos da linguagem escrita. As crianças precisam conhecer as letras para aprender a ler e escrever.
  2. “dicas”, enviadas às quartas-feiras, mensagens específicas sobre aspectos do desenvolvimento infantil que os pais poderiam perguntar aos professores e atividades que poderiam ser realizadas durante a rotina (como o banho), lançando mão de objetos do ambiente doméstico – por exemplo, DICA: Aponte a primeira letra do nome de sua filha ou filho em revistas, no supermercado e em placas. Estimule ela a tentar fazer o mesmo sozinha. Crie um jogo baseado nisso. Quem consegue achar a letra mais vezes?
  3. “crescimento”, enviadas às sextas-feiras, mensagens de encorajamento e reforço das outras mensagens – por exemplo, CRESCIMENTO: Continue mostrando letras do alfabeto. Você está fazendo com que sua criança esteja mais bem preparada pro futuro! Agora, quando apontar a letra, pergunte: Que som ela faz?

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa Ready4K, em crianças e pais ou cuidadores de crianças que se dispuseram a receber as mensagens e participar da pesquisa:

  • aumento de 14 a 16% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. em um indicador de frequência com que pais leram estórias, recitaram rimas, olharam imagens em livros e os manipularam com suas crianças, mostrando o título, autores e número das páginas, construído a partir de informação auto-reportada pelos pais ou cuidadores durante a implementação [1];
  • aumento de 12 a 14% de um desvio-padrão em um indicador de frequência com que os pais procuraram os professores dos centros de educação infantil com dúvidas (por exemplo, como ajudar as crianças a aprenderem a ler), construído a partir de informação auto-reportada pelos professores durante a implementação [1];
  • aumento de 10 a 11% de um desvio-padrão em um indicador de desenvolvimento de linguagem (em especial relacionado ao estágio de alfabetização), no ano seguinte à implementação [1];
  • o efeito positivo descrito acima foi particularmente pronunciado (15 a 16%) no componente do indicador que dizia respeito à consciência de letras e seus sons, para as crianças que já conheciam a representação gráfica de mais do que 16 letras do alfabeto [1];
  • os efeitos descritos acima sobre o indicador de desenvolvimento de linguagem foram maiores (31%) entre para crianças que tinham um baixo nível de conhecimento (abaixo da mediana) ao início da pesquisa [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. York, B. N., Loeb, S., & Doss, C. (2019). One Step at a Time: The Effects of an Early Literacy Text-Messaging Program for Parents of Preschoolers. Journal of Human Resources, 54(3), 537-566.

Vídeos

 

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.