Incentivos para Alunos no Estudo One Million em Oklahoma
Incentivos para Alunos no Estudo One Million em Oklahoma
Qual era o objetivo?
Aumentar a frequência com que alunos exercitavam suas habilidades de leitura.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada em 2010 e 2011 pela Oklahoma City Public Schools, em Oklahoma, Estados Unidos, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". chamado One Million, envolvendo 22 escolas públicas e aproximadamente 1.900 estudantes que receberam consentimento de seus pais para participação na pesquisa.
Como era o desenho?
Foram distribuídos a alunos do 6° e 7° anos, gratuitamente, celulares carregados com crédito pré-pago para ligações ou mensagens. Além disso, foi instaurado um sistema de incentivos para que os estudantes recebessem créditos adicionais toda vez que liam um livro e realizavam um quiz no Accelerated Reader (um software de verificação e avaliação rápida da compreensão de leitura). Esses incentivos foram distribuídos a cada 2 semanas.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de impacto causal:
- não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis de 0, após incorporadas à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos e estudos. em um indicador de esforço e engajamento com os estudos, conforme relato dos próprios alunos ao final da implementação [1];
- também não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantes na frequência escolar, no número de suspensões ou nas notas em exames padronizados de Língua Inglesa e Matemática, no mesmo horizonte temporal dos resultados acima [1];
- no entanto, mais de 4 anos após a implementação, ao fim do ensino médio, houve aumento de 16% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. na parte de Língua Inglesa do ACT Test [1];
- uma iniciativa implementada no mesmo período e contexto — mas que se baseou no envio de informação sobre benefícios da escolarização — levou a resultados qualitativamente similares aos apresentados acima [1].
Quais as fontes da informação?
- Fryer Jr, R. G. (2016). Information, Non-financial Incentives, and Student Achievement: Evidence from a Text Messaging Experiment. Journal of Public Economics, 144, 109-121.
Políticas e Programas Relacionados
Programa Subsidios Condicionados a la Asistencia Escolar (Modelo Poupança) na Colômbia
Reduzir as taxas de evasão e diminuir a incidência de trabalho infantil entre alunos de baixa renda.
Programa de Incentivos Monetários para Alunos de Dallas
Aumentar a frequência com que alunos exercitavam suas habilidades de leitura.
Bolsas-Mérito para Meninas em Escolas do Distrito Rural de Busia no Quênia
Apoiar as famílias de mulheres adolescentes com alto desempenho na escola no financiamento dos custos de sua escolarização.