← voltar para Publicações
Apresentação

Oportunidades Educacionais e Mobilidade Social no Brasil

Compartilhe:

Autoria: Imds e Oppen Social

Edição:

Publicado em: dezembro 2023

Para ascender socialmente através do próprio esforço, as pessoas precisam de oportunidades iguais de acesso à educação de qualidade. No entanto, o Brasil tem um grave problema de desigualdade educacional, que afeta as possibilidades de mobilidade social dos seus cidadãos. Para avaliar essa questão, o Imds desenvolveu o Índice de Oportunidades Educacionais (IOE),

O IOE foi baseado em indicador do Banco Mundial e leva em conta as características individuais que podem influenciar a trajetória educacional das pessoas, como sexo, cor da pele, renda e localização, e usa indicadores de oportunidade que representam os principais estágios da educação. O Índice é uma ferramenta útil para elaborar políticas públicas que reduzam a desigualdade educacional e promovam a mobilidade social no Brasil, identificando os fatores que mais precisam de atenção.

A apresentação “Oportunidades Educacionais e Mobilidade Social no Brasil” mostra como o índice foi calculado e quais foram os principais achados sobre as desigualdades educacionais no país. A apresentação detalha cada indicador, com dados históricos desde 2012, e comparações entre as regiões do Brasil.

Boa leitura!