← voltar para Publicações
Artigo

Expectativa de Vida por Raça ou Cor no Brasil

Compartilhe:

Autoria: Cássio Maldonado Turra, Laura Carvalho Andrade

Edição:

Publicado em: novembro 2024

Este estudo, realizado em pareceria com pesquisadores do Cedeplar/UFMG, investiga as diferenças de expectativa de vida ao nascer entre negros e brancos no Brasil. Utilizando uma combinação de informações do IBGE e estatísticas de mortalidade do SUS, foram estimadas as esperanças de vida para diferentes grupos raciais e de gênero.

Os resultados indicam que mulheres brancas nascidas entre 2010 e 2019 têm uma expectativa de vida ao nascer de 80,06 anos, enquanto as mulheres negras alcançam 76,01 anos. Homens brancos têm expectativa de vida de 74,52 anos, enquanto negros têm 68,65 anos, com diferença de 5,87 anos. Contudo, estas diferenças são mais acentuadas nos primeiros 30 anos de vida e diminuem com o avanço da idade.

Entre os homens, 10% da diferença decorre da mortalidade na infância (0-4 anos), e aproximadamente 38% está associada à maior incidência de mortes entre homens negros de 15 a 34 anos, das quais 83,6% são atribuídas à. No caso das mulheres, a maior diferença concentra-se entre 35 e 59 anos, devido a taxas mais elevadas de mortalidade por neoplasias e doenças respiratórias em mulheres negras.

As diferenças de esperança de vida observadas estão intrinsecamente ligadas a fatores socioeconômicos, incluindo condições de pobreza, acesso a saneamento e água potável, acesso desigual à educação e exposição à violência. Isso demonstra a urgente necessidade de políticas e ações públicas focadas em saneamento, abastecimento de água e em grupos mais vulneráveis.

Bom estudo!