← voltar para projetos

Alavancas e Barreiras à Mobilidade Social: Dimensões de Bem-estar (Projeto POF)

Linha temática: Mobilidade Social e Oportunidades
Situação: finalizado
Compartilhe:
Parceria: Oppen Social

Em trabalhos anteriores utilizando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), discutimos alavancas e barreiras à mobilidade social de crianças e adolescentes no Brasil, explorando desigualdades entre aquelas dos extratos sociais mais altos frente àquelas em situação de pobreza.

Dando sequência ao tema, buscamos construir novos indicadores a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), por meio da qual seria possível explorar mais profundamente o perfil de consumo e gastos, bem como a qualidade de vida das famílias de diferentes extratos sociais. Desse modo, se torna possível realizar diagnósticos que apontem lacunas existentes entre pobres e ricos que podem ser preenchidas por meio de políticas sociais.

Por meio desses indicadores, buscamos entender mais sobre temas como a composição das despesas e da renda, o consumo alimentar, despesas com educação, restrição de acesso à saúde e a serviços de utilidade pública, dificuldades financeiras, disponibilidade e uso de serviços financeiros, pagamentos de impostos e recebimento de transferências, transporte, lazer, viagem, entre outros. Assim, logramos mapear novos aprendizados sobre alavancas ou barreiras à mobilidade social.

Conheça os resultados desse estudo: painel de indicadores, apresentação .

 

Linha Temática: Mobilidade Social e Oportunidades