+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 25/03/2022
Data da última atualização: 20/12/2022
Estimular o aprendizado de Matemática por meio do uso de recursos com capacidade de contemplar o nível de dificuldade de cada aluno, tornando também o processo de aprendizado mais lúdico e atrativo.
O programa foi implementado para fins avaliativos em escolas públicas urbanas de Ensino Fundamental I pela organização não-governamental Pratham em Vadovara, uma das cidades mais importantes do oeste da Índia, entre os anos de 2002 e 2003. Em 2000, as escolas participantes receberam, cada uma, 4 computadores, de modo a garantir uma boa implementação do programa.
O programa incorporou ao plano de ensino de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I uma tecnologia educacional de aprendizagem de Matemática por computador. As crianças utilizaram a tecnologia educacional, em pares, por 2 horas por semana - uma hora durante o horário de aula e uma hora imediatamente antes ou depois da escola -, durante as quais jogavam jogos educativos que envolviam a resolução de problemas matemáticos cujo nível de dificuldade respondia à sua capacidade de resolvê-los. Estes jogos enfatizaram as competências básicas do currículo oficial de Matemática.
Para operacionalizar o programa, a ONG responsável pela implementação contratou uma equipe de instrutores da comunidade local e ofereceu 5 dias de treinamento em informática. Os instrutores foram instruídos a encorajarem cada criança a jogar jogos que desafiavam o seu nível de compreensão e, quando necessário, ajudavam as crianças individualmente a entender as tarefas pedagógicas do jogo. Toda a interação entre os alunos e os instrutores era pautada pelo uso que a criança fazia dos vários jogos, e os instrutores não forneceram instrução propriamente dita em Matemática ou qualquer outro conteúdo escolar.
Foram documentadas, no artigo publicado e no artigo para discussão listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa nos alunos matriculados nas escolas que receberam acesso à tecnologia educacional:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Estimular a capacidade de crianças no início do processo de escolarização de armazenar e processar informações mentalmente.
Usar a tecnologia para individualizar o processo de aprendizagem de modo eficaz e escalável nas escolas, criando condições para práticas pedagógicas de maior efetividade.
Aprimorar as habilidades de escrita de alunos ao final do ensino médio, tornando-os mais competitivos para os exames de ingresso na faculdade.
Aumentar o aprendizado de matemática entre crianças no início do processo de escolarização.