← voltar para plataforma impacto

Projeto Más Tecnología em Escolas de Guayaquil

Publicado em 12/04/2024 Atualizado em 13/05/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Aprimorar a infraestrutura da escolas públicas, dar suporte a seus professores, e apoiar a aprendizagem efetiva dos alunos.

Onde e quando?

A iniciativa foi criada em 2005 e implementada no ano de 2007, em Guayaquil, no Equador, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si - e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 16 escolas e aproximadamente 800 alunos.

Como é o desenho?

O projeto Más Tecnología teve como foco alunos do 3° ao 5° ano. O principal componente foi a implantação de laboratórios de informática com 4 computadores, contendo um software para aprendizagem de Matemática e Língua Espanhola. O software adaptava a experiência do usuário aos resultados de uma avaliação diagnóstica inicial e seu uso recomendado era de 3 horas por semana. Para dar apoio à boa implementação da tecnologia educacional, o projeto envolveu, também, oficinas de capacitação dos professores em informática básica e no uso do software e de suas devolutivas.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, nos documentos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do projeto Más Tecnología:

  • aumento de 24% a 32% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. nas notas em um exame padronizado de Matemática, 2 anos após a implantação dos laboratórios, com efeitos particularmente pronunciados no grupo de alunos que tinham mais conhecimento acumulado na avaliação inicial de níveis de aprendizado [1];
  • aumento de 16% a 20% de um desvio-padrão nas notas em um exame padronizado de Língua Espanhola, no mesmo horizonte temporal [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

Vídeos

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.