Programa Informacional One Million sobre Retornos da Educação em Oklahoma

Data de publicação: 12/05/2022

Data da última atualização: 12/05/2022

Qual o objetivo?

Aumentar o engajamento dos alunos com a vida escolar e a taxa de conclusão do ensino médio.

Onde e quando foi implementado?

O programa One Million foi implementado durante o ano letivo de 2010-2011, com a participação de estudantes de escolas públicas em Oklahoma, nos Estados Unidos.

Como é o desenho?

Foram distribuídos a alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, gratuitamente e no início da implementação do programa, celulares carregados com crédito pré-pago para ligações ou mensagens (equivalente a 300 minutos). Durante os meses no ano letivo, foram enviadas 183 mensagens de texto SMS aos alunos (1 por dia, enviada sempre às 6 horas da tarde).

Aproximadamente 1/4 dessas mensagens apresentaram estatísticas descritivas comparando indivíduos que evadiram do ensino médio e indivíduos que obtiveram o diploma, em termos de renda auferida no mercado de trabalho, taxas de desemprego e taxas de encarceramento. As demais mensagens continham pequenos textos motivacionais e persuasivos sobre a importância de completar os estudos.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa One Million:

  • consistente com o fato de que os alunos seriam surpreendidos com a informação das mensagens sobre os benefícios da educação, a percepção sobre os retornos de completar o ensino médio se tornou mais próxima da realidade [1];
  • houve, por exemplo, um aumento de 38% (ou 17 pontos percentuais) na taxa de alunos que responderam corretamente à pergunta sobre o diferencial de taxas de encarceramento entre pessoas com e sem um diploma de ensino médio, ao fim da implementação do programa [1];
  • não foi encontrado efeito estatisticamente significante em um indicador de esforço e engajamento com os estudos, construído com informação autorreportada ao fim do ano de implementação [1];
  • também não foram encontrados efeitos estatisticamente significantes na frequência escolar, no número de suspensões ou nas notas em exames padronizados de Língua Inglesa e Matemática, no mesmo horizonte temporal [1];
  • no entanto, mais de 4 anos após a implementação (ao fim do ensino médio) houve um aumento de 18% de um desvio padrão na parte de Língua Inglesa da prova de vestibular ACT Test [1].
De onde vem essa informação?
  1. Fryer Jr, R. G. (2016). Information, Non-financial Incentives, and Student Achievement: Evidence from a Text Messaging Experiment. Journal of Public Economics, 144, 109-121.


Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.

Políticas e Programas Relacionados

Programa-Piloto Informacional Percepciónes sobre Retornos da Educação e Trajetórias Educacionais no México

Aumentar as taxas de conclusão do ensino médio na idade certa, o aprendizado na etapa, e as taxas de matrícula no ensino superior de jovens.


Programa Informacional sobre os Retornos da Educação na República Dominicana

Aumentar as taxas de entrada e conclusão do ensino médio de jovens.


Programa de Compartilhamento de Informação com Pais sobre os Retornos da Educação em Madagascar

Aumentar as taxas de progressão e o aprendizado das crianças em idade escolar.


Topo