+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 06/05/2022
Data da última atualização: 20/10/2022
Contemplar a variedade de necessidades acadêmicas de adolescentes em idade escolar por meio de conteúdo mais personalizado, fora do ambiente da sala de aula.
O programa foi desenvolvido pela Saga Education e implementado em 2013 e 2014 em escolas públicas de Chicago, nos Estados Unidos, no contexto de um estudo experimental de grande escala (aproximadamente 5.500 alunos) para fins de pilotagem e de avaliação longitudinal das coortes participantes.
O programa teve por foco os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano ensino médio nas escolas públicas contempladas e duração de 1 a 2 anos. Durante o período, cada par de alunos foi conectado a um tutor de Matemática, empregado em tempo parcial, em sessões diárias, como substituto de um curso eletivo (como Artes ou Educação Física) ou como substituto para aulas mais avançadas de Matemática. As sessões de tutoria envolviam 5 minutos de aquecimento inicial com problemas matemáticos, 40 minutos de discussão de um material individualizado, e, ao fim, 15 minutos de resolução de problemas que permitiam ao tutor avaliar o nível de compreensão dos alunos.
Os tutores eram, em sua maioria, recém-formados contratados porque tinham boas habilidades matemáticas e interpessoais, conforme revelado por entrevistas que também envolviam uma sessão de tutoria simulada. Cada tutor participou de aproximadamente 100 horas de treinamento antes do início do ano letivo, em tempo integral, por quatro semanas durante as férias de verão.
Foram documentadas, no artigo para discussão listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal da implementação nos alunos convidados a participarem das sessões de tutoria intensiva proporcionadas pela Saga Education:
Guryan, J., Ludwig, J., Bhatt, M. P., Cook, P. J., Davis, J. M., Dodge, K., Farkas, G., Fryer Jr., R. G., Mayer, S., Pollack, H. & Steinberg, L. (2021). Not Too Late: Improving Academic Outcomes Among Adolescents. National Bureau of Economic Research Working Paper.
Site oficial da Saga Education (em inglês)
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Aprimorar a qualidade da alfabetização e do letramento de crianças que apresentavam defasagens de aprendizagem.
Fornecer recursos e uma rede de apoio para aumentar a taxa de graduação no ensino médio de jovens em comunidades de baixa renda, aumentando seu leque de oportunidades no futuro.
Influenciar positivamente o interesse pela leitura e a capacidade de compreensão de textos lidos entre alunos de escolas com baixo desempenho.
Fornecer recursos e uma rede de apoio para reduzir comportamentos de risco, aumentar a taxa de graduação no ensino médio e a taxa de entrada no ensino superior entre jovens com def...