Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Programa de Tutoria Online na Itália durante a Pandemia do Covid-19
Programa de Tutoria Online na Itália durante a Pandemia do Covid-19
Qual o objetivo?
Mitigar as perdas de aprendizagem dos alunos e ajudá-los a enfrentar o isolamento social.
Onde e quando?
O Tutoring Online Program (TOP) foi implementado em diversas escolas da Itália, de abril a junho de 2020, após o fechamento por conta da pandemia de Covid-19.
Como é o desenho?
O TOP teve início 6 semanas após o fechamento das escolas pelo governo italiano e foco em alunos de 6º a 8º ano, de origens desfavorecidas ou que enfrentavam barreiras linguísticas e revelavam defasagens de aprendizado.
Quatro semanas após o anúncio do fechamento das escolas por parte do governo italiano, um e-mail foi enviado aos diretores de todas as escolas que ofereciam os anos alvo, apresentando o programa e solicitando uma lista de potenciais beneficiários. Ao mesmo tempo, foram enviados e-mails a todos os alunos matriculados na graduação e pós-graduação de três grandes universidades de Milão, oferecendo-lhes a possibilidade de exercer atividades de voluntariado como tutores, por um mínimo de 3 horas semanais até o final do ano letivo.
As sessões de tutoria online, o principal componente do programa, foram implementadas por um período de 5 semanas, com duração de 3 ou 6 horas por semana. A meta principal era ajudar os alunos com deveres de casa e criar oportunidades de reforço dos conteúdos trabalhados em sala de aula. No entanto, além do componente propriamente acadêmico, as aulas também tinham o intuito de ajudar os alunos a lidar com as dificuldades psicológicas que o bloqueio e o isolamento poderiam ter criado.
A fim de equipar os tutores com um conjunto básico de habilidades pedagógicas e para ajudá-los com potenciais problemas no relacionamento com os adolescentes, uma equipe de especialistas em educação projetou um módulo de formação online para tutores e acompanharam o processo por meio reuniões em grupo e individuais.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo para discussão listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa sobre os alunos que receberam o convite para participar das sessões de tutoria:
- aumento de 11% no tempo total dedicado às lições de casa em uma semana típica, conforme informação coletada com os próprios alunos [1];
- aumento 16% na probabilidade de assistir aulas regularmente, segundo informação do relatório dos professores [1];
- aumento de 26% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. na nota de uma prova padronizada que abrangeu Matemática, Língua Italiana e Inglês – e tal efeito foi maior para os alunos que receberam 6 horas de tutoria (maior tempo oferecido) e nos temas da prova relacionados à Matemática (que era o tema mais tratado durante as sessões de tutoria) [1];
- aumento de 15% de um desvio padrão em um indicador de aspirações educacionais para o futuro, como frequentar a universidade [1];
- aumento de 14% de um desvio padrão em um indicador de habilidades socioemocionais, que incluía medidas de perseverança, garra e locus de controle (este último, capturando o quanto o aluno percebia que podia ter algum tipo de controle sobre o que acontece na sua vida) [1];
- aumento de 17% de um desvio padrão em um indicador de bem-estar psicológico, que incluía sintomas de depressão, sugerindo que o programa colaborou não apenas na melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos que, de outra forma, ficariam para trás, mas também na mitigação de potenciais problemas de saúde mental associados à pandemia [1].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Carlana, M. and La Ferrara, E. (2021). Apart But Connected: Online Tutoring and Student Outcomes During the COVID-19 Pandemic. IZA Discussion Paper Series.
Eixos de busca
Indicador afetado
Aspirações educacionaisBem-estar psicológicoEngajamento com estudosFrequência escolarHabilidades socioemocionaisNotas em exames padronizadosElementos
Atividades extracurricularesCapacitação de voluntáriosInteração com modelos de inspiraçãoRecrutamento de voluntáriosSessões de tutoriaPúblico-alvo
Alunos com defasagens de aprendizadoAlunos do Ensino Fundamental IIFamílias em situação de vulnerabilidade socialRegião
EuropaPaís
ItáliaEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Programa Bagrut 2000 de Reforço para Alunos do Ensino Médio em Israel
Fornecer apoio individualizado a alunos com defasagens de aprendizado e aumentar suas chances de admissão no ensino superior.
Programa Balsakhi de Reforço Escolar no Ensino Fundamental em Mumbai
Oferecer apoio individualizado a alunos com atraso em alfabetização e habilidades numéricas.
Programa Pathways to Education de Apoio Amplo ao Aluno no Ensino Médio em Toronto (Regent Park)
Fornecer recursos e uma rede de apoio para aumentar a taxa de graduação no ensino médio de jovens em comunidades de baixa renda, aumentando seu leque de oportunidades no futuro.