+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 05/05/2022
Data da última atualização: 20/10/2022
Estimular o engajamento de pais ou cuidadores de alunos na pré-escola com atividades voltadas à alfabetização e ao letramento das crianças no ambiente doméstico.
O programa Ready4K foi implementado nos anos letivos de 2013-2014 e 2015-2016 em São Francisco, Estados Unidos, no contexto de um estudo experimental de impacto de larga escala (aproximadamente 1.000 pais ou cuidadores em 34 centros de educação infantil).
O Ready4K teve por foco alunos de 4 anos na pré-escola em centros públicos de educação infantil. A ideia central do programa é a de que existem barreiras comportamentais que podem influenciar a quantidade e a qualidade de estímulos ao desenvolvimento infantil. Primeiro, os pais e cuidadores podem ter informações insuficientes sobre quais habilidades seus filhos devem aprender durante os anos de pré-escola e a importância dessas habilidades para o sucesso a longo prazo. Em segundo lugar, engajar-se é uma tarefa demandante em termos de esforço e tempo - empreendimento cognitivamente complexo e amplo. Em terceiro e último lugar, os benefícios dos estímulos só se realizam em um período distante e são, essencialmente, incertos.
Durante os 8 meses no ano letivo, foram enviadas mensagens de texto SMS (3 por semana) aos pais ou cuidadores, com o intuito de mitigar o impacto destas barreiras. Estas mensagens cobriram uma ampla gama de habilidades relacionadas ao letramento e alfabetização, incluindo reconhecimento de letras maiúsculas e minúsculas, reconhecimento do som das letras, consciência fonológica, consciência de rimas em cantigas, escrita de nomes próprios, compreensão de estórias e vocabulário. O conteúdo dos textos foram essencialmente de 3 tipos:
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa Ready4K, em crianças e pais ou cuidadores de crianças que se dispuseram a receber as mensagens e participar da pesquisa:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Informar os pais sobre a vida escolar de seus filhos.
Estimular o desenvolvimento na primeira infância por meio da transformação do comportamento dos cuidadores, em direção ao aumento da quantidade e ao aprimoramento da qualidade do t...
Combater a fome e melhorar a nutrição e o bem-estar na primeira infância, fornecendo informação e recursos financeiros para uma população com altos índices de vulnerabilidade socia...
Aumentar o grau de informação das famílias a respeito do nível de aprendizado das crianças em idade escolar.