+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 12/05/2022
Data da última atualização: 20/12/2022
Modificar padrões violentos de atitudes de crianças e adolescentes e melhorar seu aproveitamento escolar, por meio da vivência de oportunidades de desenvolvimento socioemocional.
O programa Community Schools foi implementado em 2016 pela ONG Glasswing Internacional em 5 escolas públicas de El Salvador, no contexto de um estudo experimental de impacto sobre as coortes participantes (aproximadamente 1.000 alunos).
O programa teve por foco estudantes de 10 a 16 anos matriculados em escolas em áreas marcadas por vulnerabilidade social - em particular, áreas em que crianças correm um alto risco de se envolverem ou serem expostas à violência e a atividades criminosas. As atividades do programa ocorreram em sessões no contraturno, 2 vezes por semana, por aproximadamente 1 hora e meia, contendo:
O programa foi organizado por um coordenador escolar, que verificou a frequência e as taxas de abandono dos participantes, gerenciou os materiais das sessões e designou voluntários como tutores.
Foram documentadas, nos artigos para discussão listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal programa Community Schools da Glasswing International:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Tornar serviços voltados à saúde mental mais acessíveis às populações de países em desenvolvimento, prescindindo do uso de especialistas.
Oferecer apoio a gestantes e mães com sintomas de depressão e mitigar o impacto negativo da doença no seu processo decisório e no desenvolvimento infantil.
Usar a tecnologia para individualizar o processo de aprendizagem de modo eficaz e escalável nas escolas, criando condições para práticas pedagógicas de maior efetividade.
Desenvolver habilidades de autoreflexão e técnicas práticas de controle de impulsos automáticos para diminuir o envolvimento de jovens reclusos com o crime.