← voltar para plataforma impacto

Programa Escolar de Estímulo ao Comportamento Orientado para o Futuro no Ensino Fundamental em Istambul

Publicado em 14/12/2022 Atualizado em 11/03/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Transmitir a alunos a habilidade de imaginar e avaliar cuidadosamente as consequências de suas ações no futuro.

Onde e quando foi implementado?

O programa foi implementado nos anos de 2013 e 2014 em Istambul, na Turquia, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si - e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". de impacto envolvendo 37 escolas públicas.

Como é o desenho?

O programa teve por foco professores e alunos de 3º e 4º ano do Ensino Fundamental I e baseou-se em dois componentes principais, ambos desenvolvidos por um time multidisciplinar de pesquisadores, psicólogos da educação, professores e escritores de histórias infantis.

Em primeiro lugar, foram realizados seminários para treinamento dos professores no tema, com foco em sensibilizá-los para a importância das habilidades socioemocionais para o desenvolvimento infantil e em apresentá-los de forma sistemática aos materiais do programa.

Estes materiais, o segundo componente do programa, consistiam em oito estudos de caso a serem abordados em sala de aula por 2 horas, centrados no desenvolvimento de habilidades como a de se imaginar no futuro e contemplar as consequências de suas ações, de ter o autocontrole necessário para poupar uma quantia determinada de dinheiro, e a de comprar de forma consciente.

Um exemploO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais. Por exemplo, se uma variável binária tem média de 10%, um efeito de 5 pontos percentuais representa aumento de 50%. de estudo de caso foi a apresentação de um vídeo sobre a história de uma personagem chamada Zeynep, que quer comprar uma bicicleta, e precisaria poupar dinheiro para conseguir. Na história, uma máquina do tempo permite, então, que ela viaje para dois futuros alternativos, um em que ela conseguiu poupar o suficiente para comprar sua bicicleta e outro em que ela não conseguiu. A atividade envolveu também um convite à reflexão sobre como Zeynep se sentiu em cada um dos cenários, e sobre situações semelhantes que os alunos enfrentavam em suas vidas. Ao fim, as crianças construíram uma máquina do tempo e foram estimuladas a fazerem, elas próprias, viagens no tempo para períodos futuros alternativos (como, por exemplo, o fim do semestre letivo), e a visualizarem seus objetivos futuros de forma mais vívida.

O que aprendemos com o monitoramento e a avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa nos alunos matriculados nas escolas participantes:

  • aumento de 27% em um indicador de habilidade de adiar gratificações, construído a partir de informação coletada ao fim do período de implementação do programa [1];
  • redução de tamanho semelhante em um indicador de habilidade de adiar gratificações, construído a partir de informação coletada mais de 3 anos após o fim do período de implementação, sugerindo que as habilidades alvo do programa são maleáveis e podem ser afetadas mesmo no longo prazo [1];
  • redução de 45% na taxa de alunos que recebem notas baixas de comportamento em sala de aula [1].

De onde vem essa informação?

  1. Alan, S., & Ertac, S. (2018). Fostering Patience in the Classroom: Results from a Randomized Educational Intervention. Journal of Political Economy, 126(5): 1865-1911.
  2. Alan, S., & Ertac, S. (2015). Patience, Self-Control and the Demand for Commitment: Evidence from a Large-scale Field Experiment. Journal of Economic Behavior & Organization, 115, 111-122.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.