+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 12/05/2022
Data da última atualização: 26/04/2023
Fornecer apoio individualizado a alunos com defasagens de aprendizado e aumentar suas chances de admissão no ensino superior.
O programa foi implementado pelo Ministério da Educação de Israel nas escolas do país de forma gradual, com priorização de escolas com baixo desempenho, tendo início em outubro de 1999.
A motivação principal do programa foi de aumentar a quantidade de alunos que obtinham o certificado Bagrut - um, dentre dois possíveis, diplomas de ensino médio -, que é um pré-requisito para a admissão na universidade em Israel. Concretamente, o programa consistiu em aulas de reforço para alunos de baixo desempenho acadêmico (medido pelo número de reprovações e por informações dadas pelos professores) e ofereceu instrução individualizada em pequenos grupos de estudo de até 5 alunos do primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio. As aulas de reforço eram ministradas pelos próprios professores, fora do horário escolar, e eram estruturadas em torno das necessidades dos alunos em disciplinas nas quais tinham reprovado. Além disso, as aulas também tinham como objetivo melhorar a autoimagem dos alunos participantes e suas aptidões de liderança.
Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa nos alunos matriculados nas escolas que participaram do programa entre 1999 e 2001:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Diminuir a ocorrência de aprovações automáticas de alunos, introduzindo um sistema que pudesse nivelar seu aprendizado antes da progressão para o próximo ano.
Contemplar a variedade de necessidades acadêmicas de adolescentes em idade escolar por meio de conteúdo mais personalizado, fora do ambiente da sala de aula.
Mitigar as perdas de aprendizagem de alunos por conta das atividades remotas durante a pandemia de Covid-19 e ajudá-los psicologicamente a enfrentar o isolamento social.
Fornecer recursos e uma rede de apoio para reduzir comportamentos de risco, aumentar a taxa de graduação no ensino médio e a taxa de entrada no ensino superior entre jovens com def...