Programa de Provisão de Informação às Famílias sobre Frequência Escolar em Brasília

Data de publicação: 12/10/2022

Data da última atualização: 12/10/2022

Qual o objetivo?

Informar pais sobre a vida escolar de seus filhos, envolvendo-os no processo de aprendizagem.

Onde e quando foi implementado?

O programa foi implementado em 2009 em Brasília, no Brasil, no contexto de um estudo experimental de impacto com aproximadamente 150 famílias.

Como é o desenho?

O programa teve por foco alunos de 13 a 15 anos, de famílias beneficiárias do programa Bolsa-Escola Vida Melhor, uma transferência condicional de renda. À época, esse programa transferia à cada família o montante de 120 reais por mês (valores de 2019) se o aluno atingisse uma frequência escolar de, pelo menos, 85%. Durante a implementação, foram enviadas mensagens de texto SMS aos pais destes alunos sempre que esses alunos faltassem a escola.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:

  • redução de 56% a 74% (ou de 46 a 61 pontos percentuais) na taxa de pais que revelaram querer trocar a transferência de 120 reais ligada ao programa Bolsa-Escola Vida Melhor por uma transferência de renda maior, no valor de 125 reais, que não envolvia condicionalidades [1];
  • os resultados acima, como argumentado pelos autores do artigo, são consistentes com um modelo de comportamento em que pais valorizam e, nesse sentido, estão dispostos a pagar, por instrumentos que os ajudem a acompanhar a frequência escolar dos filhos, uma função cumprida de forma direta pelas mensagens de texto, e de forma indireta por condicionalidades de programas de transferências condicionais de renda como o Bolsa-Escola Vida Melhor [1].
De onde vem essa informação?
  1. Bursztyn, L., & Coffman, L. C. (2012). The Schooling Decision: Family Preferences, Intergenerational Conflict, and Moral Hazard in the Brazilian Favelas. Journal of Political Economy, 120(3), 359-397.


Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.

Políticas e Programas Relacionados

Programa HighScope Perry Preschool de Apoio ao Desenvolvimento na Primeira Infância em Michigan

Quebrar o vínculo entre a pobreza infantil e o baixo aproveitamento escolar, promovendo o desenvolvimento intelectual, social e físico de crianças em idade pré-escolar em contextos...


Programa Nadie es Perfecto de Desenvolvimento de Competências Parentais no Chile

Estimular o desenvolvimento na primeira infância por meio da transformação do comportamento dos cuidadores, em direção ao aumento da quantidade e ao aprimoramento da qualidade do t...


Programa Papas al Dia de Mensagens de Alta Frequência para Pais no Chile

Informar os pais sobre a vida escolar de seus filhos.


Programa de e-mails para Pais na Filadélfia (Versão sobre Importância da Presença em Sala de Aula)

Tornar mais salientes para os pais a importância de não faltar para o sucesso de seus filhos na vida escolar.


Topo