+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 12/10/2022
Data da última atualização: 12/10/2022
Informar pais sobre a vida escolar de seus filhos, envolvendo-os no processo de aprendizagem.
O programa foi implementado em 2009 em Brasília, no Brasil, no contexto de um estudo experimental de impacto com aproximadamente 150 famílias.
O programa teve por foco alunos de 13 a 15 anos, de famílias beneficiárias do programa Bolsa-Escola Vida Melhor, uma transferência condicional de renda. À época, esse programa transferia à cada família o montante de 120 reais por mês (valores de 2019) se o aluno atingisse uma frequência escolar de, pelo menos, 85%. Durante a implementação, foram enviadas mensagens de texto SMS aos pais destes alunos sempre que esses alunos faltassem a escola.
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Informar os pais sobre a vida escolar de seus filhos.
Estimular pais de alunos na pré-escola a ler para crianças no ambiente doméstico.
Encorajar e ensinar pais a ensinar aos filhos habilidades que os preparem para o início da vida escolar.
Ajudar os alunos a identificarem caminhos que se encaixassem tanto em seus gostos quanto em suas habilidades acadêmicas.