+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 28/03/2022
Data da última atualização: 20/10/2022
Facilitar a formação de vínculos significativos entre jovens em situação de vulnerabilidade social e voluntários adultos, capazes de fornecer atenção e suporte.
O programa Big Brothers Big Sisters (BBBS) foi criado nos Estados Unidos por uma organização homônima, em 1904 em Nova Iorque. Ele foi implementado, para fins de avaliação, nos anos 1991 a 1993 por algumas das maiores agências ligadas à fundação, em estados como Texas, Ohio, Minnesota, Filadélfia, Nova York, Kansas e Arizona.
O BBBS conectou crianças e adolescentes de 10 a 16 anos oriundos de famílias monoparentais com adultos voluntários que assumiram a função de mentores e, em última instância, o papel de amigos dos jovens. Os mentores encontraram-se com os jovens mentorados ao longo de um ano, aproximadamente 3 vezes por mês, durante 3 a 4 horas. O papel do mentor foi de apoiar os jovens em seus esforços, em vez de mudar explicitamente o seu comportamento ou, ainda menos, seu temperamento ou caráter. Embora estes mentores tivessem flexibilidade nas suas atividades, o programa enfatizava alguns objetivos principais, como prover enriquecimento social, cultural e de lazer na vida dos jovens contemplados, e melhorar a visão que eles tinham de si mesmos e sua motivação.
O programa foi implementado com amplo apoio da organização BBBS, que cumpriu diversas funções de triagem e supervisão. Antes do início das atividades, os voluntários foram avaliados em diversos critérios, como comprometimento com o programa e a existência de possíveis riscos aos jovens na formação de vínculos que não fossem construtivos ou positivos. Já do lado das crianças e seus familiares, foi preciso garantir que ambos realmente estivessem interessados na mentoria. Em seguida, os voluntários receberam diversas orientações e treinamentos, que visaram estimular as habilidades de comunicação e de construção de relacionamentos. Durante todo o tempo de mentoria, houve também supervisão estreita e apoio por profissionais ligados à organização, que fizeram contatos frequentes com os voluntários, jovens e seus responsáveis, e forneceram assistência, quando solicitada, diante de dificuldades de implementação.
Foram documentadas, no artigo publicado e no artigo para discussão listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa entre jovens que foram conectados a um mentor:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Fornecer recursos e uma rede de apoio para reduzir comportamentos de risco, aumentar a taxa de graduação no ensino médio e a taxa de entrada no ensino superior entre jovens com def...
Ampliar os horizontes dos alunos e estimular o desenvolvimento de novas habilidades - como altruísmo, confiança nos outros e sua capacidade de assumir a perspectiva de outras pesso...
Fornecer recursos e uma rede de apoio para aumentar a taxa de graduação no ensino médio de jovens em comunidades de baixa renda, aumentando seu leque de oportunidades no futuro.