Programa de Mensagens de Alta Frequência para Pais em West Virginia

Data de publicação: 23/05/2022

Data da última atualização: 23/05/2022

Qual o objetivo?

Informar pais sobre a vida escolar de seus filhos.

Onde e quando foi implementado?

O programa foi implementado no ano letivo americano de 2015-2016 em 22 escolas públicas em Kanawha, West Virginia, nos Estados Unidos.

Como é o desenho?

O programa teve por foco alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio e duração de 1 ano. Durante o ano letivo, os sistemas digitais de informação escolar foram sincronizados a uma plataforma de envio de mensagens de texto SMS. As mensagens continham informação de 3 tipos:

  1. faltas em cada uma das aulas da semana, quando ocorriam, enviadas semanalmente;
  2. número de casos em que os alunos não entregavam tarefas requeridas pelo professor, também para cada uma das aulas da semana e quando ocorriam, enviadas semanalmente;
  3. alerta de baixo desempenho, se a nota do aluno fosse menor do que 7 no conjunto de notas das matérias, enviadas uma vez por mês.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa sobre os alunos participantes:

  • aumento de 36% (ou 11,9 pontos percentuais) na taxa de pais que contataram a escola pelo menos uma vez durante o ano em que o programa foi implementado [1];
  • aumento de 27% em um indicador de conhecimento dos pais sobre as notas escolares dos alunos em Matemática [1];
  • aumento de 12% (ou 34 aulas) na frequência escolar, durante o ano em que o programa foi implementado [1];
  • redução de 1,1% no número de tarefas requeridas pelos professores que não foram entregues, também durante o ano em que o programa foi implementado [1];
  • aumento de 10% de um desvio padrão na nota global das provas escolares aplicadas, ainda durante o ano em que o programa foi implementado, embora só haja evidências de efeitos estatisticamente significantes (17%) para os alunos que estavam no ensino médio no período [1];
  • redução de 27% na taxa de alunos que vieram a reprovar alguma matéria ao fim do ano de implementação, embora, como acima, só haja evidências de efeitos estatisticamente significantes (34%) para os alunos que estavam no ensino médio no período [1].
De onde vem essa informação?
  1. Bergman, P., & Chan, E. W. (2021). Leveraging Parents Through Low-cost Technology: The Impact of High-Frequency Information on Student Achievement. Journal of Human Resources, 56(1), 125-158.


Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.

Políticas e Programas Relacionados

Programa de Educação Nutricional Infantil para Mães no Malawi

Fornecer informação nutricional para puérperas, influenciando positivamente o desenvolvimento de seus filhos.


Reestruturação Operacional para Aprimoramento do Programa Familia, Mujer e Infancia na Colômbia

Melhorar a qualidade da estimulação e nutrição na primeira infância, estimular a formação de capital humano e, em última análise, mitigar os efeitos da pobreza.


Programa de Monitoramento e Informação sobre Saúde e Nutrição Neonatal na Suécia

Promover práticas de saúde preventiva para mulheres grávidas e recém-nascidos.


Programa de Visitas Domiciliares para Estimulação e Desenvolvimento na Primeira Infância na Colômbia

Melhorar a qualidade da estimulação e nutrição na primeira infância e mitigar os efeitos da pobreza sobre o desenvolvimento infantil.


Topo