+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 27/10/2022
Data da última atualização: 27/10/2022
Disseminar informação sobre o desempenho das crianças matriculadas às escolas e aos seus pais ou responsáveis, premiando regularmente professores de escolas de melhor desempenho.
O programa foi implementado pelo Sistema Nacional de Evaluación del Desempeño de los Establecimientos Educativos Subvencionados a partir do ano de 1996 no Chile.
O programa teve por foco escolas públicas ou escolas privadas que eram subsiadas por meio de vouchers. Ele teve dois componentes principais, e foi realizado a cada biênio no período de vigência.
O primeiro componente foi a disseminação de informação sobre o desempenho agregado das escolas para o público. Em um passo inicial, foram criados grupos de escolas de acordo com 3 características:
Em um segundo passo, cada um dos grupos acima deu origem a outros subgrupos por meio da incorporação de informação sobre o perfil socioeconômico do corpo discente (educação dos pais, renda domiciliar, e um indicador de vulnerabilidade social dos estudantes). A intenção do programa, ao criar grupos homogêneos de escolas, foi de utilizar como critério para ranqueamento apenas o desempenho relativo de escolas que ofereciam serviços educacionais a crianças semelhantes. Dentro de cada subgrupo, foi calculado um indicador ponderado contendo informação sobre as seguintes dimensões:
Por fim, esse indicador agregado foi usado para ranquear as escolas dentro de cada subgrupo, e as escolas vencedoras eram definidas como aquelas que prestavam serviços a 25% do corpo discente total do subgrupo. Os resultados foram então, durante a duração do programa, publicados na Internet e comunicados aos principais veículos da mídia e aos pais em reuniões de pais e mestres.
O segundo componente foi de bônus anuais, por um período de dois anos, para os professores das escolas vencedoras, que, durante a duração do programa, equivaleu a 70% do salário mensal anual.
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa em escolas urbanas entre 1998 e 2006 que tiveram desempenho próximo ao corte requerido para ser classificada como vencedora:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Promover melhora na qualidade da educação primária por meio de incentivos monetários para professores, baseados no desempenho escolar dos alunos.
Aumentar a autonomia e a motivação dos professores no exercício de suas funções, com o objetivo de melhorar a progressão dos alunos e os resultados de aprendizagem nas escolas esta...
Disseminar informação sobre o desempenho das crianças matriculadas a escolas e aos seus pais ou responsáveis.