+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 12/04/2023
Data da última atualização: 12/04/2023
Aumentar a frequência com que alunos praticam leitura.
O programa foi implementado durante o ano escolar americano de 2007-2008 em Dallas, no contexto de um estudo experimental de impacto envolvendo 42 escolas públicas.
O programa teve por foco alunos do 2º ano do ensino fundamental e consistiu na oferta de incentivos financeiros para estimular o hábito de leitura em casa.
Concretamente, os alunos receberam 2 dólares americanos sempre que leram um livro e tiveram performance maior do que 80% em um quiz pelo Accelerated Reader, um software de verificação e avaliação rápida da compreensão de leitura. Esses incentivos foram distribuídos 3 vezes no ano e remuneraram, no máximo, a leitura e verificação de leitura para 20 livros por semestre.
Os livros provinham do acervo existente na escola e poderiam ser selecionados voluntariamente pelos alunos.
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa de incentivos financeiros:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Fornecer recursos e uma rede de apoio para reduzir comportamentos de risco, aumentar a taxa de graduação no ensino médio e a taxa de entrada no ensino superior entre jovens com def...
Incentivar a permanência na escola, reduzir as taxas de abandono e evasão, estimular a melhoria do desempenho escolar e oferecer mais oportunidades de desenvolvimento social aos jo...
Reduzir as taxas de evasão e diminuir a incidência de trabalho infantil entre alunos de baixa renda.
Incentivar alunos com defasagens de aprendizado e aumentar suas chances de admissão no ensino superior.