Programa de Feedback para Alunos e Provisão de Informação Escolar a Famílias na China

Data de publicação: 09/11/2022

Data da última atualização: 09/11/2022

Qual o objetivo?

Informar pais sobre a vida escolar de seus filhos, envolvendo-os no processo de aprendizagem.

Onde e quando foi implementado?

O programa foi implementado por meio de uma parceria entre pesquisadores e o poder público, no ano letivo de 2015, em uma amostra representativa de escolas em áreas rurais na província de Hunan, na China, no contexto de um estudo experimental de impacto envolvendo aproximadamente 10 escolas e 4.000 alunos.

Como é o desenho?

O programa teve por foco alunos do 3º e 5º anos do Ensino Fundamental I e duração de 1 ano letivo. Os implementadores introduziram nas escolas relatórios de performance escolar, que foram discutidos 2 vezes por semana entre alunos e professores e compartilhados com as famílias dos alunos por fotos pelo Wechat (plataforma semelhante ao Whatsapp, que é utilizada amplamenta no país). O relatório continha uma tabela em que pontos eram subtraídos ou adicionados conforme:

  1. entrega em dia ou atrasada das lições de casa em Matemática e Língua Chinesa;
  2. acertos ou erros nas lições de casa em Matemática e Língua Chinesa;
  3. pontualidade ou atraso diários, presença ou ausência na sala de aula, e comportamento disruptivo em sala de aula;
  4. comportamento diário positivo em sala de aula, com disposição a ajudar os professores e os colegas.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo para discussão listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa de provisão de informação:

  • aumento, para os alunos do 3º ano, de 24% de um desvio padrão na nota em exames padronizados de Matemática aplicados no ano seguinte à implementação e de 9,0% de um desvio-padrão em exames padronizados de Língua Chinesa aplicados no ano seguinte à implementação, embora este último resultado seja imprecisamente estimado [1];
  • aumento, para os alunos do 5º ano, de 19% de um desvio-padrão na nota em exames padronizados de Matemática aplicados no ano seguinte à implementação e de 27% de um desvio-padrão na nota em exames padronizados de Língua Chinesa aplicados no ano seguinte à implementação, embora o primeiro resultado seja imprecisamente estimado [1].
De onde vem essa informação?
  1. Siebert, S., Wong, H. L., Wei, X., & Zhou, X. (2018). Student Feedback, Parent-Teacher Communication, and Academic Performance: Experimental Evidence from Rural China. SSRN Working Paper.


Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.

Políticas e Programas Relacionados

Programa de Monitoramento e Informação sobre Saúde e Nutrição Neonatal na Suécia

Promover práticas de saúde preventiva para mulheres grávidas e recém-nascidos.


Programa de Provisão de Informação às Famílias sobre Frequência Escolar em Brasília

Informar pais sobre a vida escolar de seus filhos, envolvendo-os no processo de aprendizagem.


Programa HighScope Perry Preschool de Apoio ao Desenvolvimento na Primeira Infância em Michigan

Quebrar o vínculo entre a pobreza infantil e o baixo aproveitamento escolar, promovendo o desenvolvimento intelectual, social e físico de crianças em idade pré-escolar em contextos...


Topo