Uso do Tempo, Recursos Domésticos e Desenvolvimento Infantil no Panel Study of Income Dynamics
Uso do Tempo, Recursos Domésticos e Desenvolvimento Infantil no Panel Study of Income Dynamics
Qual era o objetivo?
Caracterizar a importância de diferentes usos do tempo e de recursos domésticos para a formação de habilidades cognitivas durante a infância.
Onde e quando?
As informações abaixo referem-se a um estudo estatístico observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição dos indivíduos à política ou ao programa social, baseando-se na observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, que frequentemente recebe o nome de "experimento natural" ou "quase-experimento", diferenças entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais entre o programa e resultados de interesse. Estudos observacionais se apoiam nas metodologias modernas de inferência causal para contornar esse problema, construindo contrafactuais convincentes. que utiliza dados longitudinais de um suplemento à pesquisa americana Panel Study of Income Dynamics (PSID), que foi aplicado a uma amostra representativa de crianças nascidas entre 1984 e 1997. Os autores do estudo consolidaram informações sobre as famílias e as crianças ao longo dos acompanhamentos da pesquisa, construindo um painel de dados com uma amostra de 237 crianças, observadas entre 1997 e 2003 com de 3 a 15 anos.
Como era o desenho?
O objetivo central do estudo foi propor e estimar um modelo empírico de formação do capital humano infantil com múltiplos períodos e capaz de aproximar numericamente medidas-resumo de relações fundamentais estabelecidas entre:
- horas de trabalho;
- uso do tempo dos pais em uma semana típica em engajamento ativo ou passivo com as crianças do domicílio;
- recursos monetários do domicílio;
- habilidades cognitivas das crianças da amostra em diferentes fases da vida.
A principal variável de interesse foi a nota da criança em um exame padronizado que avaliava habilidades de leitura. O principal objetivo dos exercícios de estimação foi estudar as interações dinâmicas entre as variáveis de trabalho e de uso do tempo e o peso de sua influência sobre a formação de mais habilidades durante a infância. A estimação do modelo foi operacionalizada com base na PSID, e em seus acompanhamentos, usando métodos estruturais para modelagem de escolha discreta. A estimação dos parâmetros do modelo por meio de métodos de simulação permitiu que os autores realizassem exercícios contrafactuais que alteravam o tempo que mães e pais dedicavam ativamente às atividades com suas filhas e filhos. Ao permitirem medir a sensibilidade das habilidades às variações nesses insumos, esses exercícios contrafactuais geraram os principais resultados do estudo.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências:
- o tempo ativo dedicado pelos dois pais teve importância expressiva no processo de desenvolvimento cognitivo e essa importância decresce com a idade da criança, em particular para o tempo das mães da amostra [1];
- gastos monetários, por outro lado, seguem um padrão qualitativo inverso, em que variações contribuem mais para o desenvolvimento de crianças mais velhas da amostra e têm importância quantitativa bem menos expressiva do que no caso do tempo dos pais [1].
Quais as fontes da informação?
- Del Boca, D., Flinn, C., & Wiswall, M. (2014). Household Choices and Child Development. Review of Economic Studies, 81(1), 137-185.
Acesse aqui bases utilizadas na elaboração desse artigo.
Políticas e Programas Relacionados
Transferências Condicionais e Focalização Regional no Programa de Asignación Familiar (PRAF-II) em Honduras
Prover alívio da situação de pobreza para as famílias e estimular a escolarização e o uso de serviços de saúde entre seus integrantes.
Programa-Piloto Atención a Crisis de Transferência de Renda na Nicarágua
Estruturar uma rede de proteção de curto prazo para famílias pobres, prevenindo que eventos adversos tivessem efeitos sobre o consumo de alimentos ou a escolarização de suas crianças.
Programa Graduation de Superação da Extrema Pobreza em Áreas Rurais de Honduras
Colocar famílias pobres de comunidades rurais em uma trajetória sustentável de superação da pobreza.
