← voltar para plataforma impacto

Suplementação de Ferro para Crianças em Zanzibar

Publicado em 28/02/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Combater a anemia por deficiência de ferro em crianças.

Onde e quando?

A iniciativa foi implementada em 1996 na comunidade rural de Kengeja, em Zanzibar, Tanzânia, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si - e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo aproximadamente 600 famílias.

Como é o desenho?

A suplementação com ferro teve por foco crianças de 6 a 59 meses e consistiu na provisão de um líquido com sabor de gengibre contendo 20 mg/ml de sulfato ferroso, em frascos de 50 ml.

Cada cuidadora foi instruída sobre como administrar uma dose de 0,5 ml (equivalente a 10 mg de ferro) para seus filhos, diariamente, ao longo de 1 ano.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal da iniciativa de suplementação:

  • aumento de 14% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. em um indicador de desenvolvimento da linguagem, construído a partir de informação coletada com as cuidadoras das crianças, 1 ano após o início da implementação [1];
  • o efeito descrito acima foi mais pronunciado em crianças que tinham sido considerado anêmicas no início da implementação, com base em testes de nível de hemoglobina [1];
  • não foi encontrado efeito estatisticamente significanteChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. em um indicador de coordenação motora, embora haja evidências de que as crianças anêmicas tenham sido positivamente afetadas [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Stoltzfus, R. J., Kvalsvig, J. D., Chwaya, H. M., Montresor, A., Albonico, M., Tielsch, J. M., Savioli, L., Pollitt, E. (2001). Effects of Iron Supplementation and Anthelmintic Treatment on Motor and Language Development of Preschool Children in Zanzibar: Double Blind, Placebo Controlled Study. BMJ, 323(7326), 1389.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.