← voltar para plataforma impacto

Expansão do Programa Women, Infants and Children (WIC) nos Estados Unidos

Publicado em 04/03/2024 Atualizado em 11/04/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Prover apoio ao desenvolvimento e saúde materno-infantis para famílias em situação de pobreza.

Onde e quando?

O Special Supplemental Nutrition Program for Women, Infants and Children (WIC) foi implementado como um projeto-piloto em 1972 e escalado para todo o território dos Estados Unidos em 1975.

Como é o desenho?

O WIC tem por foco mulheres grávidas, lactantes e durante o pós-parto, e crianças até 5 anos em famílias com renda inferior a 185% da linha de pobreza. Os serviços são oferecidos a gestantes em clínicas de saúde credenciadas ao programa.

Um dos componentes centrais do programa é a distribuição cupons mensais, que podem ser trocados por alimentos em lojas ou feiras credenciadas. Os cupons são adaptados a gestantes ou para a faixa etária da criança contemplada, abrangendo itens essenciais como proteína, cálcio, ferro, e vitaminas A e C.

Além dos cupons, durante o período pós-natal, o WIC provê apoio ao aleitamento materno por meio de conselheiros de amamentação ligados às clínicas e sessões de educação nutricional durante a primeira infância. Por fim, o programa opera encaminhamentos para outros serviços de saúde e assistência social.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do WIC:

  • em 1975, o programa tinha alcançado mais de 60% das unidades administrativas subnacionais (condados) americanos [1];
  • aumento de 0,5% a 0,9%  (ou de 18 a 29 gramas) no peso ao nascer de bebês nascidos em famílias que foram expostas aos serviços do programa nos anos iniciais da expansão [1];
  • este efeito é de 1,6% a 2,7% (ou de 18 a 53 gramas) para crianças em famílias cujas mães não tinham Ensino Médio completo, com paralela redução de 11% a 17% (ou de 1,1 a 1,8 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais. Por exemplo, se uma variável binária tem média de 10%, um efeito de 5 pontos percentuais representa aumento de 50%.) na taxa de bebês com baixo peso ao nascer (menos do que 2.500 gramas) [1];
  • os efeitos descritos acima são mais pronunciados em condados que tinham altas taxas de pobreza quando do início da implementação [1];
  • não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. nas variáveis descritas acima, para as famílias em que as mães tinham completado o Ensino Médio ou que viviam em condados com baixas taxas de pobreza [1];
  • também não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantes na taxa de fecundidade de mulheres de 15 a 44 anos, no mesmo horizonte temporal dos resultados acima [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Hoynes, H., Page, M., & Stevens, A. H. (2011). Can Targeted Transfers Improve Birth Outcomes?: Evidence from the Introduction of the WIC Program. Journal of Public Economics95(7-8), 813-827.

Vídeos

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.