Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Expansão do Programa Women, Infants and Children (WIC) nos Estados Unidos
Expansão do Programa Women, Infants and Children (WIC) nos Estados Unidos
Qual o objetivo?
Prover apoio ao desenvolvimento e saúde materno-infantis para famílias em situação de pobreza.
Onde e quando?
O Special Supplemental Nutrition Program for Women, Infants and Children (WIC) foi implementado como um projeto-piloto em 1972 e escalado para todo o território dos Estados Unidos em 1975.
Como é o desenho?
Na fase inicial de implementação, o WIC tinha como foco mulheres grávidas, lactantes e durante o pós-parto, e crianças até 5 anos em famílias com renda inferior a 185% da linha de pobreza. Os serviços eram oferecidos a gestantes em clínicas de saúde credenciadas ao programa.
Um dos componentes centrais do programa eram a distribuição de cupons mensais, que poderiam ser trocados por alimentos em lojas ou feiras credenciadas. Os cupons eram adaptados a gestantes ou para a faixa etária da criança contemplada, abrangendo itens essenciais como proteína, cálcio, ferro, e vitaminas A e C.
Além dos cupons, durante o período pós-natal, o WIC provia apoio ao aleitamento materno por meio de conselheiros de amamentação ligados às clínicas, e sessões de educação nutricional durante a primeira infância. Por fim, o programa intermediava encaminhamentos para outros serviços de saúde e assistência social.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do WIC:
- em 1975, o programa tinha alcançado mais de 60% das unidades administrativas subnacionais (condados) americanos [1];
- aumento de 0,5% a 0,9% (ou de 18 a 29 gramasO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em gramas! Por exemplo, um impacto de 30 gramas em bebês que, na ausência da iniciativa, teriam 3 quilos na ausência da iniciativa representa um aumento de 1% (=30/3000).) no peso ao nascer de bebês nascidos em famílias expostas aos serviços do programa nos anos iniciais da expansão [1];
- este efeito é de 1,6% a 2,7% (ou de 18 a 53 gramas) para crianças em famílias cujas mães não tinham Ensino Médio completo, com paralela redução de 11% a 17% (ou de 1,1 a 1,8 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa aumento de 50% (=5/10).) na taxa de bebês com baixo peso ao nascer (menos do que 2.500 gramas) [1];
- os efeitos descritos acima são mais pronunciados em condados que tinham altas taxas de pobreza quando do início da implementação [1];
- não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. nas variáveis descritas acima, para as famílias em que as mães tinham completado o Ensino Médio ou que viviam em condados com baixas taxas de pobreza [1];
- também não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantes na taxa de fecundidade de mulheres de 15 a 44 anos, no mesmo horizonte temporal dos resultados acima [1].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Hoynes, H., Page, M., & Stevens, A. H. (2011). Can Targeted Transfers Improve Birth Outcomes?: Evidence from the Introduction of the WIC Program. Journal of Public Economics, 95(7-8), 813-827.
Vídeos
Eixos de busca
Tipo de programa
Apoio à amamentação exclusiva e prolongadaAtenção primária à saúdeAtenção primária à saúde materno-infantilSegurança alimentar e nutricionalTransferênciasElementos
Apoio à amamentaçãoContratação de profissionais de saúdeEducação nutricionalEncaminhamento para outros serviços ou políticas sociaisEquipes de atenção primária à saúdeTransferência em espécieTransferências de rendaVouchersRegião
América do NortePaís
Estados UnidosEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Programa Graduation de Superação da Extrema Pobreza em Áreas Rurais do Peru
Colocar famílias pobres de comunidades rurais em uma trajetória sustentável de superação da pobreza.
Transferências em Espécie no Programa de Alimentación y Nutrición Nacional 2000 no Equador
Reduzir as taxas de desnutrição e amenizar a carência de micronutrientes essenciais ao desenvolvimento na primeira infância.
Programa Nacional de Suplementação de Iodo na Tanzânia
Combater as altas taxas de distúrbio por deficiência de iodo na população.