← voltar para plataforma impacto

Instalação de Purificadores de Ar em Escolas do Los Angeles Unified School District

Publicado em 28/05/2024 Atualizado em 29/05/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Diminuir os níveis de poluição do ar no ambiente escolar.

Onde e quando?

A iniciativa foi implementada no início de 2016 em 18 escolas públicas de Los Angeles, nos Estados Unidos. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacional que utiliza dados dessas 18 escolas e de um grupo de escolas geograficamente próximas.¹

Como é o desenho?

Foram instalados aproximadamente 1.750 purificadores de ar nas salas de aula, escritórios administrativos e áreas comuns das escolas contempladas. À época da iniciativa, o custo de compra, instalação e manutenção foi estimado em 1.000 dólares por sala.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal da instalação dos purificadores de ar:

  • aumento de 10% a 25% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. nas notas em exames padronizados de Língua Inglesa aplicados a alunos do 3° ao 5° ano, de 3 a 6 meses após a instalação [1];
  • aumento de 12 a 24% de um desvio-padrão nas notas em exames padronizados de Matemática aplicados a alunos do 3° ao 5° ano, no mesmo horizonte temporal [1].
  1. Os purificadores foram instalados após um vazamento de gás natural em uma área próxima às escolas. Há evidências de que o gás natural não tenha se alastrado para além de 2 milhas (3,22 quilômetros) de distância, e a análise exclui escolas muito próximas ao vazamento.

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Gilraine, M. (2024). Air Filters, Pollution, and Student Achievement. Journal of Human Resources, 59(3).

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.