Programa Zomba de Transferências de Renda para Adolescentes e Jovens Adultas no Malawi
Programa Zomba de Transferências de Renda para Adolescentes e Jovens Adultas no Malawi
Qual era o objetivo?
Apoiar a continuidade do processo de escolarização de meninas.
Onde e quando?
O programa foi implementado em 2008 e 2009 em Zomba, no Malawi, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". sobre o impacto de transferências de renda e a importância de condicionalidades como mecanismo operante desses impactos.
Como era o desenho?
As transferências tiveram como características centrais:
- focalização: meninas adolescentes ou jovens adultas, de 13 a 22 anos, que ainda não haviam casado, tanto meninas que estavam matriculadas e meninas que não estavam matriculadas na escola;
- magnitude e periodicidade: aproximadamente 10 dólares americanos (valores de 2009), equivalente a de 10% a 15% dos gastos domiciliares mensais per capita dos domicílios beneficiados, por 2 anos;
- condicionalidades: não haviam.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa sobre meninas que estavam matriculadas na escola no início da implementação:
- o programa gerou aumento do engajamento com o sistema escolar:
- houve, por exemplo, aumento de 5% no número de trimestres em que as meninas estavam matriculadas na escola, durante os 2 anos de duração do programa [1];
- não foram encontradas evidências de aumentos estatisticamente significantes em notas em exames padronizados de Língua Inglesa (leitura), Matemática, e do quociente de inteligência (QI), aplicados nos 6 meses que sucederam o fim da implementação do programa [1];¹
- um programa implementado no mesmo contexto, que associou a condicionalidade de matrícula e frequência escolar à distribuição da transferência de renda, teve impactos de maior magnitude na variável descrita acima [1];
- houve redução de 27% (ou de 6,7 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na parcela de meninas que haviam ficado grávidas durante o período de implementação do programa, ou no período de 2 anos que sucedeu à implementação [1,3].
- Os efeitos sobre o teste de QI são positivos, tem magnitude de 14% de um desvio padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes., mas a estimativa é imprecisaDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado, ou que uma estimativa é imprecisa, quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população..
Quais as fontes da informação?
- Baird, S., McIntosh, C., & Özler, B. (2011). Cash or Condition? Evidence from a Cash Transfer Experiment. The Quarterly Journal of Economics, 126(4), 1709-1753.
- Baird, S., Chirwa, E., McIntosh, C., & Özler, B. (2010). The Short?Term Impacts of a Schooling Conditional Cash Transfer Program on the Sexual Behavior of Young Women. Health Economics, 19(S1), 55-68.
- Baird, S., McIntosh, C., & Özler, B. (2019). When the Money Runs Out: Do Cash Transfers Have Sustained Effects on Human Capital Accumulation? Journal of Development Economics, 140, 169-185.
Políticas e Programas Relacionados
Programa Mothers' Pension de Transferência de Renda nos Estados Unidos
Melhorar as condições materiais de crianças que se tornaram dependentes da assistência social pela perda ou incapacitação do provedor.
Análise Estatística e Síntese Narrativa de Programas de Transferência de Renda e Trabalho Infantil (2016)
Caracterizar a frequência com que programas de transferência de renda geraram efeitos negativos sobre a participação de crianças e adolescentes em atividades de trabalho.
Transferências de Renda pelo Bono de Desarollo Humano no Equador
Prover alívio da pobreza e estimular o investimento em capital humano infantil.