← voltar para plataforma impacto

Programa REACH de Visitas Domiciliares para Desenvolvimento Infantil em Áreas Rurais da China

Avaliação de Impacto
Publicado em 19/12/2025 Atualizado em 21/12/2025
Compartilhe:

Qual era o objetivo?

Promover o desenvolvimento cognitivo, de linguagem, motor e socioemocional de crianças.

Onde e quando?

A iniciativa foi implementada a partir de 2015 em 111 vilarejos rurais do condado de Huachi, na província de Gansu, na China. As informações abaixo referem-se a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". que utiliza dados de cerca de 1.500 crianças de 6 a 42 meses, com registros semanais de desempenho em tarefas de linguagem, cognição, motricidade fina e motricidade ampla, além de dados sobre o ambiente familiar.

Como era o desenho?

O REACH foi um programa de visitas domiciliares semanais de 1 hora, com o objetivo de ensinar e apoiar as cuidadoras mães ou avós, em geralpara que passassem a brincar, conversar, cantar e contar histórias às crianças de modo mais estruturado e responsivo. A principal inspiração do programa foi o currículo Reach Up and Learn de parentalidade, desenvolvido originalmente na Jamaica. O modelo envolve visitas domiciliares periódicas, com o uso de brinquedos simples —muitas vezes confeccionados com materiais disponíveis no domicílio— e de atividades lúdicas. Essas atividades criam oportunidades para que os visitadores orientem as cuidadoras e a família sobre como estimular as crianças por meio de interações no cotidiano.¹ O currículo semanal trabalhava quatro domínios de habilidades:

  1. linguagem;
  2. cognição;
  3. motricidade fina;
  4. motricidade grossa.²

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências:

  • a iniciativa teve impacto positivo sobre práticas parentais e o ambiente de cuidado no ambiente doméstico:
    • houve aumento de 87% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. em um indicador composto de qualidade do ambiente domiciliar, que combinava informações sobre responsividade, variedade de estímulos, presença de materiais de aprendizagem e envolvimento do cuidador [1];
    • houve aumento de 29% de um desvio-padrão em um indicador de materiais de aprendizagem, com informação sobre presença de brinquedos, livros e outros recursos apropriados à idade, sugerindo que as famílias também passaram a investir mais em objetos voltados à estimulação infantil [1].
  • a iniciativa também gerou melhorias expressivas em indicadores de desenvolvimento infantil:
    • houve, em particular, aumento de 75% de um desvio-padrão em um indicador de desenvolvimento cognitivo e de linguagem na primeira infância, construído com informação coletada ao fim da implementação, com efeitos particularmente pronunciados para os meninos da amostra [1];
    • também foram encontrados aumentos de 40% de um desvio-padrão em um indicador de desenvolvimento socioemocional e de 73% de um desvio-padrão em um indicador de coordenação motora fina [1];
    • não foram encontrados efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis de 0, após incorporadas à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos e estudos. sobre um indicador de coordenação motora grossa [1].
  • os aumentos descritos acima foram mais fortes para crianças com níveis iniciais mais baixos de habilidades, sugerindo potencial do modelo para redução de desigualdades de desenvolvimento entre as crianças participantes do estudo experimental [1].
  1. Uma das características mais marcantes do modelo é a existência de um protocolo claro para os visitadores. Cada visita trabalha atividades adequadas à idade da criança, seguindo um roteiro estruturado com propostas de brincadeiras e mensagens de orientação sobre práticas de cuidado e estímulo.
  2. Com frequência semanal, as visitadoras coletaram informações sobre desenvolvimento infantil pela observação de tarefas. Essas tarefas eram organizadas em níveis de dificuldade (por exemplo, 13 níveis para a cognição). Em cada visita, a visitante ensinava ao cuidador uma nova tarefa (por exemplo, “olhar figuras e vocalizar”, “apontar objetos nomeados”, “contar histórias sobre as figuras”) e, na semana seguinte, registrava se a criança realizava a tarefa de forma independente. Assim, o estudo dispõe de um histórico semanal de “acerto/erro” para cada criança, habilidade e nível de dificuldade, algo incomum em avaliações de programas.

Quais as fontes da informação?

  1. Zhou, J., Heckman, J., Liu, B., & Lu, M. (2024). The Impacts of a Prototypical Home Visiting Program on Child Skills. Journal of Labor Economics.
Imds | Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social
Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.