← voltar para plataforma impacto

Programa Escolar Sa Aklat Sisikat de Estímulo à Leitura nas Filipinas

Publicado em 20/10/2022 Atualizado em 09/04/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Estimular o engajamento de alunos com atividades de leitura dentro do ambiente escolar, melhorar a fluência e estimular o hábito da leitura fora do ambiente escolar.

Onde e quando foi implementado?

O programa foi implementado pela Sa Aklat Sisikat Foundation no ano letivo de 2009, na província de Tarlac, nas Filipinas, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si - e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo aproximadamente 5.500 crianças em 100 escolas.

Como é o desenho?

O programa teve por foco alunos do 4° ano, duração de 1 mês, e três componentes fundamentais. O primeiro foi a realização de oficinas de capacitação de 2 dias para os professores das escolas participantes, onde foram apresentadas e discutidas formas de implementar atividades de leitura no currículo escolar convencional que teriam chances de gerar engajamento por parte dos alunos.

O segundo componente foi a distribuição de livros – 60 unidades para cada sala de aula das escolas participantes. O terceiro componente foi a realização de “maratonas de leitura” durante o mês de implementação, em sessões diárias de uma hora, incluindo atividades como narrativa dramática, jogos literários e leitura silenciosa individual. Durante as maratonas os estudantes foram incentivados a ler o maior número possível dos 60 livros de histórias doados à sala, e cada aluno acompanhou o número de livros lidos de seus colegas usando cartazes na parede.

O que aprendemos com o monitoramento e a avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito impacto causal do programa Sa Aklat Sisikat de leitura:

  • o número de livros lidos dentro do ambiente escolar no mês de implementação do programa mais do que quadruplicou (aumentou em 310%, ou em 7,1 livros), conforme informação autorreportada pelos alunos [1];
  • o programa também aumentou em 77% (ou 1,2 livros) o número de livros lidos fora da escola, durante o período de implementação [1];
  • aumento de 12 a 13% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. na nota em um exame padronizado de leitura coletado logo ao fim da implementação das maratonas de leitura [1];
  • aumento de 6 a 8% de um desvio-padrão na nota em um exame padronizado de leitura coletado três meses após o fim da implementação, sugerindo que os efeitos se dissiparam parcialmente com o fim dos exercícios frequentes proporcionados pelas maratonas [1];
  • os efeitos descritos acima são resultado de melhorias em áreas como reconhecimento de letras, fonemas e palavras, e fluência de leitura, mas não na parte do exame que mensurou a capacidade de interpretação de texto [1];
  • não foram encontrados efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. em outros tópicos escolares, como Matemática ou Estudos Sociais [1].

De onde vem essa informação?

  1. Abeberese, A. B., Kumler, T. J., & Linden, L. L. (2014). Improving Reading Skills by Encouraging Children to Read in School: A Randomized Evaluation of the Sa Aklat Sisikat Reading Program in the Philippines. Journal of Human Resources, 49(3), 611-633.

Vídeos

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.