← voltar para plataforma impacto

Programa de Mensagens aos Pais de Estímulo à Leitura nas Férias em Rhode Island

Publicado em 25/10/2022
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Auxiliar pais e cuidadores a mitigar as perdas de aprendizado em leitura que ocorrem comumente durante o período de férias de crianças no início do processo de escolarização.

Onde e quando foi implementado?

O programa foi pilotado durante as férias de 2015 em 2 escolas em Rhode Island, nos Estados Unidos, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si - e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". de avaliação de impacto de pequena escala (232 alunos).

Como é o desenho?

O programa teve por foco alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental I e duração de 2 meses. Durante férias de verão, foram enviadas aos pais ou cuidadores dos alunos 18 mensagens de texto pelo celular (SMS). O conteúdo das mensagens foi desenvolvido por profissionais ligados à escola e por profissionais ligados à pesquisa de avaliação do programa. As mensagens foram de 3 tipos:

  1. informação sobre recursos educacionais baratos e acessíveis relacionados à leitura, como bibliotecas públicas com programas de empréstimos nas férias;
  2. ideias sobre como e o que ler conjuntamente com as crianças nas férias;
  3. fatos sobre as perdas de aprendizado de leitura durante as férias, e como eles poderiam ser mitigados por atividades conduzidas pela família.

O que aprendemos com o monitoramento e a avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa-piloto sobre as crianças participantes:

  • aumento, para os alunos dos 3º e 4º anos, de 21 a 29% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. em exames padronizados de Língua Inglesa (leitura) aplicados no ano seguinte à implementação [1];
  • não foram encontrados efeitos para os alunos do 1º e do 2º anos, no mesmo horizonte temporal [1].

De onde vem essa informação?

  1. Kraft, M.A., & Monti-Nussbaum, M. (2017). Can Schools Enable Parents to Prevent Summer Learning Loss? A Text Messaging Field Experiment To Promote Literacy Skills. The Annals of the American Academy of Political and Social Science, 674(1), 85-112.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.