Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Programa P-900 de Apoio Amplo a Escolas de Baixo Desempenho no Chile
Programa P-900 de Apoio Amplo a Escolas de Baixo Desempenho no Chile
Qual era o objetivo?
Diminuir a desigualdade em indicadores educacionais escolares.
Onde e quando?
O Programa de Escuelas Focalizadas (P-900) foi criado pelo governo chileno em 1990 e implementado nos anos subsequentes.
Como era o desenho?
O programa teve por foco as 900 piores escolas públicas do país em notas no 4º ano do Ensino Fundamental em um exame nacional. O primeiro componente foi o financiamento de melhorias na infraestrutura escolar. O segundo foi a distribuição de materiais didáticos e pedagógicos. O terceiro foi a organização de oficinas de treinamento semanais conduzidos por funcionários Ministério da Educação do Chile, com foco na pedagogia da Língua e da Matemática. Em quarto e último lugar, o programa criou oficinas de tutoria no contraturno escolar, duas vezes por semana, para alunos do 3º e 4º ano com defasagens de aprendizado. Estas oficinas eram guiadas por voluntários recrutados em escolas locais.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa:
- aumento de 15% a 24% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável — valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições com um grau alto de simetria em torno da média, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50: caso interpretemos o conjunto de pessoas na amostra como uma fila de 100 pessoas, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 54. Um aumento maior, de 30% de um desvio padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62. em um exame padronizado de Matemática e Língua Espanhola aplicado ao fim do 4º ano do Ensino Fundamental, nos 2 anos que sucederam a implementação [1];
- aumento de 17% a 24% de um desvio-padrão em um exame padronizado de Língua Espanhola, no mesmo horizonte temporal [1].
Quais as fontes da informação?
Chay, K. Y., McEwan, P. J., & Urquiola, M. (2005). The Central Role of Noise in Evaluating Interventions That Use Test Scores to Rank Schools. American Economic Review, 95(4), 1237-1258.
Políticas e Programas Relacionados
Tutoria em Leitura em Escolas Públicas de Nova Iorque
Aumentar as habilidades de leitura de adolescentes com defasagens de aprendizagem.
Programa Balsakhi de Reforço Escolar no Ensino Fundamental em Mumbai
Oferecer apoio individualizado a alunos com atraso em alfabetização e habilidades numéricas.
Centros Educacionais Mindspark para Aprendizado no Contraturno em Déli
Usar a tecnologia para individualizar o processo de aprendizagem, de forma escalável.