Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Currículo Aprendamos Todos a Leer no Ensino Fundamental em Manizales
Currículo Aprendamos Todos a Leer no Ensino Fundamental em Manizales
Qual o objetivo?
Aprimorar a qualidade da alfabetização e do letramento de crianças no início da vida escolar.
Onde e quando?
O programa foi implementado no ano de 2018, em Manizales, na Colômbia, por meio de uma parceria do poder público com a instituição não-governamental Fundación Luker e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, no contexto de um estudo experimental de impacto envolvendo 70 escolas públicas de Ensino Fundamental I.
Como é o desenho?
O currículo teve por foco alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, integrando sistematicamente a atenção à fônica para formação de habilidades fundacionais do processo de alfabetização, como a consciência fonológica e o princípio alfabético. Assim, as atividades que integravam o currículo enfatizavam a capacidade de identificar e manipular unidades da linguagem oral, a capacidade de reconhecer as letras e os sons que elas representam, a capacidade de usar combinações de letras que representam os sons da fala, a leitura de palavras e, por fim, a fluência na leitura de frases e parágrafos.
Concretamente, o currículo era formado por uma sequência escalonada de atividades realizadas por 1 hora por dia, que foram apresentadas aos professores por meio de um curso de formação (presencial) de especialistas externos para cinco dias ao longo do ano letivo. O sequenciamento pautou-se na própria estrutura de fonemas da Língua Espanhola, que foram apresentados aos alunos de forma lúdica, com personagens de referência. Assim, em uma atividade do programa, o fonema ‘‘f’’ é personalizado por uma foca chamada Fernanda, que provoca uma discussão sobre felicidade.
O material pedagógico também forneceu elementos para que os professores avaliações formativas frequentes. Além disso, toda semana, os professores receberam suporte de profissionais treinados no currículo.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:
- aumento de 37% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. nas notas dos alunos em exames padronizados de alfabetização (leitura) em Língua Espanhola, aplicados no 1º, no 2º e no 3º ano do Ensino Fundamental [1];
- aumento, em particular, de 48% de um desvio-padrão na nota da parte dos exames que mediam o conhecimento dos sons das letras do alfabeto [1];
- aumento de 29% de um desvio-padrão na nota da parte dos exames que mediam a habilidade de decodificação e leitura de pseudopalavras [1];
- aumento de 34% de um desvio-padrão na nota da parte dos exames que mediam a fluência de leitura [1];
- os efeitos descritos acima foram maiores em alunos que estudavam em salas mais homogêneas em termos de habilidades ligadas ao desenvolvimento da linguagem [1];
- não foram encontrados efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. na nota em um exame padronizado de Matemática [1].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Marinelli, H. A., Berlinski, S., Busso, M., & Correa, J. M. (2023). Improving Early Literacy through Teacher Professional Development: Experimental Evidence from Colombia. Journal of Public Economics Plus, 4.
Vídeos
Eixos de busca
Tipo de programa
Formação de professoresPedagogia da alfabetizaçãoReformulação do currículo educacionalComponentes
Capacitação de professoresCurrículo socioemocionalSistemas de avaliação para acompanhamento do aprendizadoPúblico-alvo
Alunos do Ensino Fundamental ICrianças de 6 a 10 anosProfessores do Ensino Fundamental IRegião
América LatinaPaís
ColômbiaEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Projeto-Piloto para Aprimoramento da Alfabetização no Rio Grande do Sul
Promover práticas pedagógicas efetivas de alfabetização e letramento.
Programa Escolar Promoting Alternative Thinking Strategies (PATHS) em Zurique
Transmitir estratégias de tomada de decisão e habilidades de autorregulação para crianças.
Programa Communication, Language and Literacy Development na Inglaterra
Promover práticas pedagógicas efetivas de alfabetização e letramento.