Exercícios de Autorregulação em Centros Head Start de Educação Infantil nos Estados Unidos
Exercícios de Autorregulação em Centros Head Start de Educação Infantil nos Estados Unidos
Qual era o objetivo?
Integrar à educação infantil atividades voltadas ao exercício da capacidade de autorregulação.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada nos anos de 2013 e 2014 em uma cidade do noroeste dos Estados Unidos (não declarada), no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 14 salas de aula em 9 centros de educação infantil Head Start.
Como era o desenho?
Com duração de 8 semanas, o programa teve como foco crianças de 4 a 5 anos e integrou ao currículo já utilizado pelos centros atividades focadas no exercício de funções executivas essenciais à autorregulação, como a memória de trabalhoA memória de trabalho é uma das funções executivas, o conjunto de processos mentais necessários em qualquer atividade que exija dispêndio de atenção e concentração. A memória de trabalho é o sub-conjunto de processos de armazenamento e processamento de informações visuoespaciais e verbais. Quando recrutada com as outras funções executivas, o controle inibitório e a flexibilidade cognitiva, a memória de trabalho permite a realização de tarefas de alto grau de complexidade, como a resolução de problemas e o planejamento de longo prazo. Em testes com crianças, verbal, o controle inibitórioO controle inibitório é uma das funções executivas, o conjunto de processos mentais necessários em qualquer atividade que exija dispêndio de atenção e concentração. Um dos aspectos fundamentais do controle inibitório é o autocontrole, que envolve tanto o controle sobre o comportamento quanto sobre as emoções envolvidas no controle do comportamento (como a sensação que sucede ao adiamento de gratificações). Outro aspecto fundamental é a inibição cognitiva de interferências, que permite a atenção seletiva durante atividades que exigem foco. Quando recrutado com as outras funções executivas, como a memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva, o controle inibitório permite a realização de tarefas de alto grau de complexidade, como a resolução de problemas e o planejamento de longo prazo. e a flexibilidade cognitiva. A frequência e duração das atividades foram de 2 atividades de 20 a 30 minutos por semana.
Um exemplo de atividade é o jogo Red Light Purple Light. Nele, o professor atua como um semáforo, mostrando cartões coloridos que significam “PARE!” e “VÁ!”. As crianças devem responder (“vá”) ou inibir respostas (“pare”) conforme as pistas apresentadas pelas cores deste semáforo. Em seguida, essas regras são invertidas ou modificadas. As crianças devem lembrar as instruções, atentar às pistas apresentadas, alternar com êxito de uma regra para outra e controlar seu comportamento para realizar a ação apropriada.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências:
- as crianças participaram, em média, de 13 sessões de atividades como as descritas acima, de um total de 16 atividades propostas ao longo da implementação [1];
- aumento de 32% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50: caso interpretemos o conjunto de pessoas na amostra como uma fila de 100 pessoas, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 54. Um aumento maior, de 30% de um desvio padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62. em um indicador de autorregulação que capturava memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva, ao fim do período de implementação das aulas direcionadas ao tema [1];
- houve, também, aumento na nota em um exame padronizado de Matemática para alunos de origem hispânica ou outras nacionalidades no mesmo horizonte temporal, embora o resultado seja imprecisamente estimadoDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. [1].
Quais as fontes da informação?
Schmitt, S. A., McClelland, M. M., Tominey, S. L., & Acock, A. C. (2015). Strengthening School Readiness for Head Start Children: Evaluation of a Self-Regulation Intervention. Early Childhood Research Quarterly, 30, 20-31.
Políticas e Programas Relacionados
Atividades de Exercício do Raciocínio Matemático em Pré-Escolas da ONG Pratham em Déli
Diminuir disparidades no preparo para a vida escolar futura de crianças de diferentes níveis socioeconômicos.
Replicação de Estudo sobre Atividades de Estímulo à Consciência Fonológica em Pré-Escolas da Alemanha
Formar habilidades que apoiassem o processo de alfabetização de crianças em idade pré-escolar.
Programa Ready4K de Mensagens de Estímulo à Alfabetização em São Francisco
Estimular o engajamento de pais ou cuidadores de alunos na pré-escola com atividades voltadas à alfabetização e ao letramento das crianças no ambiente doméstico.