Programa Escolar de Autorregulação e Planejamento na Alemanha
Programa Escolar de Autorregulação e Planejamento na Alemanha
Qual era o objetivo?
Integrar ao início da vida escolar formal conteúdos de autorregulação e planejamento para perseguição de objetivos.
Onde e quando?
O programa foi implementado nos anos de 2013 e 2014 em Mainz, na Alemanha, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 31 salas de aula em 12 escolas.
Como era o desenho?
O programa teve como foco alunos do 1º ano e baseou-se em dois componentes principais, ambos desenvolvidos por um time multidisciplinar de pesquisadores que coordenaram o estudo.
O primeiro componente foi a distribuição de material completo para 5 aulas de 50 minutos, baseadas teoria da autorregulação da mental contrasting with implementation intentions. A primeira aula foi dedicada aos conceitos mais fundamentais da teoria: “contraste mental” e “intenções de implementação”. O primeiro processo envolve comparar mentalmente uma situação no futuro com a realidade atual. O segundo envolve superar as principais barreiras para alcançar metas, como começar, não se distrair e superar obstáculos. Os conceitos são apresentados de forma lúdica com apoio de um personagem que acompanha o aluno pelas etapas da aula.
As aulas subsequentes trouxeram exemplos de atividades para aplicação destes conceitos. Na primeira atividade, o personagem planeja como se tornar um leitor melhor. Para tanto, ele passa primeiro pela fase de imaginar a alegria ao ganhar acesso ao conteúdo de livros. Então os alunos identificam obstáculos que os impedem de alcançar esse objetivo (como a distração da televisão) e imaginam estratégias para alcançar o objetivo (por exemplo, entrando em acordo com os pais sobre sempre ler um pouco antes de ligar a televisão). Na quarta e última parte o personagem convida os alunos a planejarem de que forma aproveitarão terem alcançado o objetivo de se tornarem bons leitores. Em outros exemplos de atividades, os alunos planejaram respectivamente, como monitorar suas entregas de lição de casa para que tivessem o mínimo possível de erros por descuido e um objetivo de sua escolha.
O segundo componente do programa foram workshops de 3 horas para apresentação dos professores ao tema, com foco em sensibilizá-los para a importância da autorregulação para o desenvolvimento infantil e em apresentá-los de forma sistemática aos materiais.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto do programa:
- aumento de 20% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50: caso interpretemos o conjunto de pessoas na amostra como uma fila de 100 pessoas, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 54. Um aumento maior, de 30% de um desvio padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62. em um indicador de leitura, de 4 a 5 semanas após o fim do período de implementação das aulas direcionadas ao tema [1];
- aumentos de 18% de um desvio-padrão em um indicador de controle inibitório e de 17% de um desvio-padrão em um indicador de atenção sustentada, também de 4 a 5 semanas após o fim do período de implementação das aulas, embora estes efeitos sejam imprecisamente estimadosDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. [1];
- aumento de 39% de um desvio-padrão em um indicador de leitura, 1 ano após o fim do período de implementação das aulas [1];
- aumento de 26% de um desvio-padrão em um indicador de controle inibitório de impulsos e de 56% de um desvio-padrão em um indicador de atenção sustentada, no mesmo horizonte temporal dos resultados acima [1];
- não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantes em indicadores de aprendizagem em Matemática, em nenhum dos horizontes temporais considerados acima [1];
- aumento de 19 a 23% (ou de 13 a 16 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na taxa de alunos que conseguiram nota mínima para perseguir o itinerário formativo acadêmico (Gymnasium), em etapa de decisão que os alunos da Alemanha passam aos 10 ou 11 anos [1].
Quais as fontes da informação?
- Berger, E., Fehr, E., Schunk, D. & Winkel, K. (2022a). Teaching Self-Regulation. Nature Human Behavior.
Políticas e Programas Relacionados
Programa Hogares Infantiles Mejorados na Colômbia
Aprimorar a qualidade dos serviços de educação infantil disponíveis para os segmentos mais vulneráveis da população.
Implementação de Currículo Estruturado em Pré-Escolas da Noruega
Tornar os conteúdos curriculares da educação infantil mais sistemáticos e intencionais para promover aprendizados que aumentassem a prontidão para o início da vida escolar.
Programa de Mentoria Balu und Du nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Alemanha
Ampliar os horizontes dos alunos e estimular o desenvolvimento de novas habilidades por meio de um vínculo com uma pessoa mais experiente.