← voltar para plataforma impacto

Programa de Mentoria Balu und Du nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Alemanha

Publicado em 19/10/2022 Atualizado em 03/06/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Ampliar os horizontes dos alunos, criando oportunidades de desenvolvimento de habilidades como altruísmo, confiança e capacidade de assumir o lado de outras pessoas.

Onde e quando?

O programa Balu und Du foi implementado para fins de avaliação nos anos de 2011 a 2013 em escolas públicas nas cidades de Bonn e Colônia, na Alemanha.¹ Os resultados abaixo se referem a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 590 crianças oriundas de famílias de baixo nível socioeconômico.

Como é o desenho?

O programa se baseouO programa ainda está em operação. A frase está no passado porque os resultados se referem a como o programa era, no momento e contexto específicos da avaliação de impacto. em dois componentes principais e teve duração de 1 ano. Em primeiro lugar, foram criadas situações semanais de interação social de alunos de 2º e 3º anos com um mentor voluntário (chamados de Balus), normalmente alunos de universidade de 18 a 30 anos.² Nestas situações, que ocorreram fora do horário escolar, os mentores seguiram estratégias de aprendizado informal, agindo como modelo de inspiração e como amiga ou amigo. Além disso, o programa criou uma rede de apoio e monitoramento dos mentores, que enviaram semanalmente relatórios online sobre as atividades realizadas na companhia dos alunos, bem como sobre problemas enfrentados. Tais relatórios foram então lidos e comentados por coordenadores do programa, profissionais não-voluntários ligados à área de educação e psicologia.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa em crianças oriundas de famílias de baixo nível socioeconômico:

  • alguns exemplos concretos de atividades relatadas pelos Balus foram jogos de tabuleiro, visitas a museus, cinemas ou parques, atividades físicas, atividades com as mãos ou encontros para conversar [1];
  • aumento de 29% em um indicador de altruísmo, confiança no próximo e capacidade de assumir a perspectiva de outras pessoas, coletado ao final da intervenção — e tal aumento é mais pronunciado em crianças cujas mães têm menos habilidades sociais como as elencadas, e menos oportunidades concretas de interação social [1];
  • aumento de tamanho semelhante ao descrito acima em um indicador do mesmo tipo, coletado aproximadamente dois anos após o final da intervenção, sugerindo que os impactos gerados resistem ao tempo [1];
  • os impactos descritos acima permitiram equiparar os indicadores de alunos oriundos de famílias de baixo nível socioeconômico e ao de alunos oriundos de famílias de alto nível socioeconômico [1].
  1. No ano de 2020, o programa tinha atingido aproximadamente 10.000 crianças em mais de 50 cidades no país.
  2. O nome dado a esses monitores é uma referência ao urso que acompanha Mogli em suas aventuras na famosa história infantil.

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Kosse, F., Deckers, T., Pinger, P., Schildberg-Hörisch, H., & Falk, A. (2020). The Formation of Prosociality: Causal Evidence on the Role of Social Environment. Journal of Political Economy, 128(2), 434-467.

Vídeos

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.