Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Programa de Informação Escolar e Bônus para Professores do Sistema Nacional de Evaluación de Desempeño (SNED) no Chile
Programa de Informação Escolar e Bônus para Professores do Sistema Nacional de Evaluación de Desempeño (SNED) no Chile
Qual o objetivo?
Disseminar informação sobre o desempenho das crianças matriculadas às escolas e aos seus pais ou responsáveis, premiando regularmente professores de escolas de melhor desempenho.
Onde e quando?
O programa foi implementado pelo Sistema Nacional de Evaluación del Desempeño de los Establecimientos Educativos Subvencionados a partir do ano de 1996 no Chile.
Como é o desenho?
O programa teve por foco escolas públicas ou escolas privadas que eram subsiadas por meio de vouchers. Ele teve dois componentes principais, e foi realizado a cada biênio no período de vigência.
O primeiro componente foi a disseminação de informação sobre o desempenho agregado das escolas para o público. Em um passo inicial, foram criados grupos de escolas de acordo com 3 características:
- região administrativa de operação;
- localização em área urbana ou rural;
- anos de ensino oferecidos (por exemplo, anos iniciais ou iniciais e finais do Ensino Fundamental).
Em um segundo passo, cada um dos grupos acima deu origem a outros subgrupos por meio da incorporação de informação sobre o perfil socioeconômico do corpo discente (educação dos pais, renda domiciliar, e um indicador de vulnerabilidade social dos estudantes). A intenção do programa, ao criar grupos homogêneos de escolas, foi de utilizar como critério para ranqueamento apenas o desempenho relativo de escolas que ofereciam serviços educacionais a crianças semelhantes. Dentro de cada subgrupo, foi calculado um indicador ponderado contendo informação sobre as seguintes dimensões:
- desempenho escolar, com peso de 37% para formação do indicador ponderado;
- melhoria do desempenho escolar nos últimos 2 anos, com peso de 28%;
- taxas escolares de repetência e abandono, com peso de 11%;
- igualdade de oportunidades (contendo informação sobre, por exemplo, ausência de práticas discriminatórias e integração de alunos com deficiência) com peso de 11%;
- iniciativa do corpo administrativo, com peso de 6%;
- participação dos pais e professores, com peso de 5%;
- condições de trabalho na escola, com peso de 2%.
Por fim, esse indicador agregado foi usado para ranquear as escolas dentro de cada subgrupo, e as escolas vencedoras eram definidas como aquelas que prestavam serviços a 25% do corpo discente total do subgrupo. Os resultados foram então, durante a duração do programa, publicados na Internet e comunicados aos principais veículos da mídia e aos pais em reuniões de pais e mestres.
O segundo componente foi de bônus anuais, por um período de dois anos, para os professores das escolas vencedoras, que, durante a duração do programa, equivaleu a 70% do salário mensal.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa em escolas urbanas entre 1998 e 2006 que tiveram desempenho próximo ao corte requerido para ser classificada como vencedora:
- não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. sobre o número de matrículas das escolas premiadas no 1º ano do Ensino Fundamental, nos biênios em que o programa esteve em operação, sugerindo que a informação disseminada pelo programa não aumentou fortemente a procura e a demanda pelos serviços dessas escolas [1];
- de forma consistente com a interpretação sugerida acima, também não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantes sobre as mensalidades das escolas premiadas privadas que eram subsidiadas por meio de vouchers, nos biênios em que o programa esteve em operação [1];
- por fim, não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantes sobre o perfil socioeconômico dos alunos no 1º ano do Ensino Fundamental das escolas premiadas [1].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Mizala, A., & Urquiola, M. (2013). School Markets: The Impact of Information Approximating Schools’ Effectiveness. Journal of Development Economics, 103, 313-335.
Eixos de busca
Área
EducaçãoIndicador afetado
Matrícula no Ensino FundamentalMensalidades escolaresPerfil do corpo discente em escolasTipo de programa
Accountability escolarDivulgação de informação sobre qualidade escolarIncentivos e remuneração de professoresPúblico-alvo
Alunos de escolas públicasAlunos do Ensino Fundamental IEscolas privadasProfessores do Ensino Fundamental IRegião
América LatinaPaís
ChileMetodologia
Regressão em descontinuidadeEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Incentivos Financeiros para Professores pela ONG Twaweza em Escolas Públicas na Tanzânia
Estruturar incentivos capazes de melhorar o aprendizado.
Adicional por Local de Exercício em Escolas Públicas de São Paulo
Reduzir a rotatividade do corpo docente de escolas públicas em zonas socialmente vulneráveis.
Incentivos Monetários para Professores no Estudo Experimental Alineando Incentivos para el Aprendizaje no México
Promover melhorias no desempenho em Matemática dos alunos do Ensino Médio.