← voltar para plataforma impacto

Programa de Atención Específica para la Mejora del Logro Educativo (PAE) em Colima

Publicado em 01/03/2024 Atualizado em 23/05/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Diminuir a desigualdade em indicadores educacionais escolares.

Onde e quando?

O Programa de Atención Específica para la Mejora del Logro Educativo (PAE) foi criado em setembro de 2010 pelo governo estadual de Colima, no México, e descontinuado em meados de 2011.

Como é o desenho?

O PAE teve por foco escolas contendo turmas nos anos iniciais da educação básica com desempenho considerado baixo na avaliação nacional de aprendizado (Evaluación Nacional del Logro Académico, ENLACE). A ideia central do programa foi a de apoiar as escolas na interpretação dos resultados da avaliação e na formulação de planos de ação, apoiando-os com indicadores, metas e  processos.

Concretamente, o programa integrou componentes implementados como etapas de trabalho conjunto das escolas com a Secretaria de Educação de Colima. Cada escola contemplada pelo programa foi conectada a um orientador técnico ligado à secretaria, que visitou a escola 3 vezes por mês, por um período de 5 meses.

As visitas tinham por objetivo auxiliar diretores e professores na análise de informação do ENLACE para identificação das maiores defasagens e no desenho de estratégias de melhoria para abordar os problemas identificados durante o diagnóstico. Foi requerido, também, que o plano de melhoria escolar incluísse metas claras de médio e longo prazo e uma estratégia plausível, envolvendo professores e pais, para alcançá-las.

Depois dessa etapa, diretores e professores implementaram as estratégias específicas da escola, que incluíram, na maior parte dos casos:

  1. ações para fortalecimento da gestão escolar;
  2. atividades de capacitação para diretores de escolas e coordenadores pedagógicos;
  3. oficinas de formação dos professores nas áreas de defasagem da escola.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa em municípios próximos ao corte usado na definição de baixo desempenho:

  • há evidências qualitativas de que diretores das escolas contempladas passaram a monitorar mais de perto a frequência e pontualidade dos professores, visitaram as salas de aula com mais frequência e realizaram reuniões independentes com os professores para discutir a avaliação diagnóstica [1];
  • aumento de 10 a 11% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. nas notas no exame padronizado de Matemática do ENLACE, nos 2 anos subsequente à implementação do programa [1];
  • aumento de 8 a 12% de um desvio-padrão nas notas no exame padronizado de Língua Espanhola do ENLACE, no mesmo horizonte temporal [1];
  • os efeitos acima foram particularmente pronunciados para alunos com maiores níveis de aprendizado maiores, mas também foram detectadas melhorias no sub-grupo de alunos que tinham nível baixos de aprendizado no início da implementação [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. De Hoyos, R., Garcia-Moreno, V. A., & Patrinos, H. A. (2017). The impact of an accountability intervention with diagnostic feedback: Evidence from MexicoEconomics of Education Review, 58, 123-140.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.