← voltar para plataforma impacto

Programa de Capacitação de Microempreendedoras em Lima

Publicado em 26/11/2024 Atualizado em 26/11/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Formar habilidades de gestão e condições melhores para o desenvolvimento de pequenos negócios.

Onde e quando?

A iniciativa foi implementada por meio de um consórcio entre três ONGs em Lima, Peru, o Centro de Servicios para la Capacitación (CAPLAB), Centro Latinoamericano de Trabajo Social (CELATS) e Instituto de Promoción del Desarollo Solidario (INPET), no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 1.979 pessoas que manifestaram interesse em participar de oficinas de capacitação em empreendedorismo nos distritos de Comas, Independencia, San Juán de Miraflores e Villa el Salvador.

Como é o desenho?

O programa teve como foco mulheres que eram proprietárias de um negócio e que tinham títulos de suas propriedades.¹ O primeiro componente do programa foi um curso de capacitação de 108 horas, com duração de 3 meses, e sessões de 3 horas por 3 vezes na semana. O conteúdo cobriu, essencialmente, um rol de melhores práticas em empreendimentos de sucesso, em 3 módulos de atividades:

  1. desenvolvimento pessoal: fortalecimento da autoestima, habilidades sociais e instrumentos de organização pessoal;
  2. desenvolvimento do negócio: planejamento de inovação nos processos correntes e abertura de novos empreendimentos, estratégias de marketing e vendas, mapeamento de custos;
  3. aprimoramento da produtividade.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal da iniciativa:

  • apenas 1 a cada 2 mulheres convidadas iniciaram o curso de capacitação, e, dentre elas, apenas metade frequentaram ao menos 20 das 36 sessões das oficinas [1];
  • de 7 a 10 meses após o fim da implementação, as microempreendedoras convidadas reportaram valor de vendas aproximadamente 9% maior, e o efeito se manteve em um patamar semelhante quase 2 anos após o fim da implementação [1]
  • também de 7 a 10 meses após o fim da implementação, as microempreendedoras convidadas tinham um indicador de produtividade de 7,5% a 8,1% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 — isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100 indivíduos. maior, embora, nesse caso, o efeito pareça ter se dissipado quase 2 anos após o fim da implementação [1];
  • aumento de 68% (ou de 5,3 pontos percentuais) taxa de empreendedoras que tinham aberto um novo negócio, quase 2 anos após o fim da implementação [1];
  • não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. sobre o número de trabalhadores empregados, em nenhum dos horizontes temporais considerados acima [1].
  1. As estratégias de recrutamento envolveram comunicação na rádio local, anúncios em jornais e e brochuras entregues diretamente em negócios em operação nas regiões.
  2. Esses efeitos foram imprecisamente estimadosDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. na amostra do estudo, e parecem ter concentrado em meses típicos que as microempreendedoras consideraram como “fracos” ou “ruins” para seus negócios. Além disso, um dos mecanismos de mediação destes impactos parece ter sido a conexão com associações de empreendedores. No horizonte de 7 a 10 meses, a taxa de microempreendedoras que revelaram participar de alguma associação do tipo aumentou em 3,3 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa aumento de 50% (=5/10)., ou 31%.

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Valdivia, M. (2015). Business Training Plus for Female Entrepreneurship? Short and Medium-term Experimental Evidence from Peru. Journal of Development Economics, 113, 33-51.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.