Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Aprimoramentos no Programa Asesores Pedagógicos Itinerantes no México
Aprimoramentos no Programa Asesores Pedagógicos Itinerantes no México
Qual o objetivo?
Melhorar a qualidade da educação pública em comunidades rurais e marginalizadas.
Onde e quando?
O Asesores Pedagógicos Itinerantes foi criado em 2009, pelo governo do México. Os resultados abaixo se referem a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". de aprimoramentos no desenho original do programa, implementados entre os anos de 2014 e 2015, envolvendo aproximadamente 1.000 crianças em 230 escolas primárias no estado de Chiapas.
Como é o desenho?
O programa conectava comunidades escolares em áreas rurais ou marginalizadas com alunos recém-graduados de cursos de pedagogia, psicologia, sociologia e serviço social, fluentes nas línguas indígenas faladas nas regiões contempladas, que tinham como responsabilidade:
- conduzir reuniões periódicas no espaço escolar, realizar visitas a domicílios, mantendo as famílias informadas sobre o progresso das crianças na escola, e encorajar o envolvimento com a sua vida escolar;
- aplicar avaliações diagnósticas e usar avaliações dos professores para identificar os 6 alunos com maiores níveis de defasagem, organizando sessões de tutoria no contraturno escolar para apoio do seu aprendizado;
- observar as aulas dos professores da escola ao longo do ano e propor melhorias pedagógicas;
- realizar, a cada 2 meses e por um período de 2 dias, sessões de acompanhamento com supervisores do programa, com o intuito de aprimorar sua participação na comunidade escolar.
Até 2013, o treinamento antes do início do exercício dessas funções durava 1 semana e tinha como focos principais noções básicas de pedagogia e conhecimentos específicos ligados ao currículo escolar das localidades contempladas. Nesse ano, o programa foi aprimorado, com aumento do período de treinamento para 2 semanas. A semana adicional foi estruturada em torno de estratégias específicas de ensino de Matemática e leitura, que foram transmitidas por meio de exercícios práticos. Além disso, a estrutura das reuniões periódicas com supervisores foram modificadas, passando a envolver 1 dia de oficina sobre como apoiar a formação de habilidades parentais específicas — como comunicação com os filhos e atividades de apoio da aprendizagem no ambiente doméstico — e 1 dia de sessões conjuntas com outros assessores, para troca de experiências sobre estratégias efetivas de engajamento das famílias com a vida escolar das crianças.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa Asesores Pedagógicos Itinerantes, quando implementado na modalidade com os aprimoramentos descritos acima:
- aumento de 32% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. nas notas de Língua Espanhola e de 24% de um desvio-padrão nas notas de Matemática em exames aplicados dois anos após o início da implementação [1];
- aumento de 20% de um desvio-padrão em um indicador de habilidades socioemocionais, construído com informação reportada pelos cuidadores a respeito de questões comportamentais, no mesmo horizonte temporal dos resultados descritos imediatamente acima [1];
- aumento de 20% (ou de 12 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais. Por exemplo, se uma variável binária tem média de 10%, um efeito de 5 pontos percentuais representa aumento de 50%.) na taxa de alunos que se matricularam em escolas que ofertavam os anos finais do Ensino Fundamental, sugerindo que os aprimoramentos tiveram impacto substancial sobre as trajetórias educacionais que acabaram sendo trilhadas pelos alunos contemplados [1].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Agostinelli, F., Avitabile, C., & Bobba, M. (2023). Enhancing Human Capital in Children: A Case Study on Scaling. Journal of Political Economy.
Vídeos
Eixos de busca
Área
EducaçãoIndicador afetado
Alfabetização e letramentoAprendizado de LínguaAprendizado de MatemáticaNotas em exames padronizadosProblemas comportamentais na infânciaTipo de programa
Apoio amplo a escolas de baixo desempenhoElementos
Sessões de tutoriaSugestões de atividades entre pais e filhosTreinamento de instrutores ou mentoresPaís
MéxicoEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Plan Apoyo Compartido em Escolas do Ensino Fundamental no Chile
Aumentar a aprendizagem, modificando práticas dentro da sala de aula, e diminuir a desigualdade em indicadores educacionais escolares.
Mentoria entre Diretores no Prêmio Escola Nota 10 no Ceará
Celebrar as forças de escolas de alto desempenho, e diminuir disparidades regionais nos níveis de aprendizado.
Programa Todos a Aprender na Colômbia
Aumentar os níveis de aprendizado em escolas públicas de baixo desempenho.