Plan Apoyo Compartido em Escolas do Ensino Fundamental no Chile
Plan Apoyo Compartido em Escolas do Ensino Fundamental no Chile
Qual era o objetivo?
Aumentar os níveis de aprendizagem, modificando práticas dentro da sala de aula, e diminuir a desigualdade em indicadores educacionais escolares.
Onde e quando?
O Plan Apoyo Compartido (PAC) foi implementado a partir de 2011, no Chile. Os resultados abaixo se referem a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 843 escolas e aproximadamente 30.000 crianças, realizado nos anos iniciais de implementação do programa.
Como era o desenho?
O programa teve como foco escolas públicas e escolas privadas subsidiadas pelo setor público, que tinham baixo desempenho em exames padronizados. O desenho incluiu dois componentes centrais. O primeiro foi o desenvolvimento de material pedagógico unificado e instrumentos de planejamento distribuídos aos professores, incluindo uma programação curricular anual. Já o segundo foi a indução ao uso de avaliações diagnósticas e de aprendizagem como ferramenta para orientar o ensino.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:
- aumento de 11% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável — valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições com um grau alto de simetria em torno da média, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50: caso interpretemos o conjunto de pessoas na amostra como uma fila de 100 pessoas, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 54. Um aumento maior, de 30% de um desvio padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62. na nota em um exame padronizado de Língua Espanhola (leitura), durante os 2 anos iniciais de operação do PAC [1];
- aumento de 8,7% de um desvio-padrão na nota em um exame padronizado de Matemática, no mesmo horizonte temporal do resultado acima [1];
- aumento de 5,5% de um desvio-padrão na nota em um exame padronizado de Ciências, ainda no mesmo horizonte temporal [1];
- os efeitos descritos acima foram mais pronunciados para alunos oriundos de famílias de estratos socioeconômicos mais altos e que estudavam em escolas com indicadores socioeconômicos mais altos [1];
- não foram encontrados efeitos em um indicador da qualidade da interação entre o aluno e o professor, construído a partir de informação coletada por observação de aulas [1].
Quais as fontes da informação?
- Bassi, M., Meghir, C., & Reynoso, A. (2020). Education Quality and Teaching Practices. The Economic Journal, 130(631), 1937-1965.
Políticas e Programas Relacionados
Programa de Atención Específica para la Mejora del Logro Educativo (PAE) em Colima
Diminuir a desigualdade em indicadores educacionais escolares.
Programa Todos a Aprender na Colômbia
Aumentar os níveis de aprendizado em escolas públicas de baixo desempenho.
Mentoria entre Diretores no Prêmio Escola Nota 10 no Ceará
Celebrar as forças de escolas de alto desempenho, e diminuir disparidades regionais nos níveis de aprendizado.