Programa de Apoio à Formação de Empatia em Escolas da China
Programa de Apoio à Formação de Empatia em Escolas da China
Qual era o objetivo?
Prevenir o bullying nas escolas, convidando os pais a atividades que estimulassem o debate sobre empatia com suas filhas e filhos.
Onde e quando?
O programa foi implementado por pesquisadores em Yongkang, no distrito de Zhejiang, na China, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 2 escolas, 48 turmas e aproximadamente 2.200 alunos.
Como era o desenho?
O programa teve por foco alunos do 7° e 8° ano, e seus pais, duração de 6 meses, e consistiu no envio mensal de convites pela plataforma WeChat a atividades de leitura e de visualização de filmes sobre os temas de bem-estar mental e empatia.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa:
- no semestre anterior à implementação, quase 4 a cada 10 alunos revelaram ter sido vítimas de bullying por algum colega [1];
- aumento de 10% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. em um indicador de empatia, construído a partir de informação dos alunos sobre preocupações empatéticas, capacidade de tomar a perspectiva do outro e prossocialidade, ao fim da implementação [1];
- redução de 7% (ou de 4,4 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na taxa de alunos que revelaram ter sido vítimas de bullying, e redução de 16% (ou de 5,3 pontos percentuais) na taxa de alunos que revelaram ter praticado bullying, no semestre de operação do programa, com efeitos particularmente pronunciados em formas físicas [1];
- aumento de 11% de um desvio-padrão em um indicador de saúde mental, contendo informação sobre felicidade e bem-estar psicológico, sentimentos de pressão externa, e ausência de sintomas depressivos, no mesmo horizonte temporal dos resultados acima [1].
Quais as fontes da informação?
- Cunha, F., Hu, Q., Xia, Y., & Zhao, N. (2023). Reducing Bullying: Evidence from a Parental Involvement Program on Empathy Education. National Bureau of Economic Research.
Políticas e Programas Relacionados
Programa Escolar Taaron ki Toli de Valorização da Igualdade de Gênero na Índia
Conscientizar os alunos sobre desigualdades de gênero para afetar normas e comportamentos sociais que limitam as oportunidades de garotas.
Programa Ready4K de Mensagens de Estímulo à Alfabetização em São Francisco
Estimular o engajamento de pais ou cuidadores de alunos na pré-escola com atividades voltadas à alfabetização e ao letramento das crianças no ambiente doméstico.
Programa Linking Information and Families Together (LIFT) em Los Angeles
Informar pais sobre a vida escolar de suas filhas e filhos, envolvendo-os no processo de aprendizagem.