Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Programa Expande tu Mente! de Mindset de Crescimento em Escolas Públicas do Peru
Programa Expande tu Mente! de Mindset de Crescimento em Escolas Públicas do Peru
Qual o objetivo?
Construir uma visão mais apurada e otimista sobre o papel do esforço para o desenvolvimento de novas habilidades.
Onde e quando?
O Expande tu Mente! foi implementado no ano de 2015 em escolas públicas no Peru, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". de impacto envolvendo 800 escolas e aproximadamente 27.000 alunos.
Como é o desenho?
O programa teve por foco alunos do 7º e 8º anos. A ideia central era introduzir os alunos ao conceito de neuroplasticidade e convidá-los à reflexão sobre a maleabilidade das habilidades cognitivas (uma postura chamada em psicologia de mindset de crescimento). Os alunos contemplados participaram de 3 sessões de 30 minutos. A primeira seção propôs a leitura de um texto apresentado de introdução aos conceitos básicos de mindset de crescimento, que transmitia mensagens de que:
- habilidades intelectuais são maleáveis e, nesse sentido, o cérebro pode crescer e mudar;
- trabalho duro e empenho em tarefas desafiadoras criam novas conexões neuronais.
Na segunda sessão, o conteúdo do texto foi debatido por grupos de 4 a 5 alunos e depois pela turma, com o professor atuando como moderador do debate. Na última sessão, os alunos foram convidados a escrever individualmente uma carta para um amigo ou parente descrevendo o que aprenderam durante o programa. Não houve treinamento dos professores no material utilizado durante a implementação.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo publicado listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:
- de 5 a 6 escolas, a cada 10, de fato implementaram alguma atividade relacionada ao material enviado [1];
- aumento de 5% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. nas notas em um exame padronizado de Matemática e de 4% de um desvio-padrão nas notas em um exame de Língua Espanhola, 2 meses após a implementação, com efeitos particularmente pronunciados (13% e 9%) na amostra de escolas em áreas não-metropolitanas [1];
- quase 1 ano e meio depois da implementação, foram também observados efeitos de 9,9, 12 e 10% de um desvio-padrão na nota em exames padronizados de Matemática, Língua Espanhola (leitura) e Ciências Humanas (História, Geografia e Economia) [1].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Outes-Leon, I., Sánchez, A., & Vakis, R. (2020). The Power of Believing You Can Get Smarter: The Impact of a Growth-mindset Intervention on Academic Achievement in Peru. World Bank Policy Research Working Paper.
Eixos de busca
Área
EducaçãoIndicador afetado
Aprendizado de Ciências HumanasAprendizado de LínguaAprendizado de MatemáticaNotas em exames padronizadosTipo de programa
Habilidades socioemocionais na escolaElementos
Currículo socioemocionalRegião
América LatinaPaís
PeruEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Programa Escolar de Mindset de Crescimento no Ensino Médio da Noruega
Construir uma visão mais apurada e otimista sobre o papel do esforço no desenvolvimento de novas habilidades.
Programa Escolar de Autoregulação e Planejamento no Ensino Fundamental da Alemanha
Integrar ao início da vida escolar formal conteúdos de autoregulação e planejamento para persecução de objetivos.
Programa Habilidades Para La Vida em Escolas do Chile
Transmitir habilidades a alunos disruptivos que apoiassem a sua melhor adaptação ao ambiente escolar.