← voltar para plataforma impacto

Programa de Apoio a Crianças Vulneráveis pelos Centros Cristãos da Compassion International no Quênia

Publicado em 25/03/2024 Atualizado em 25/03/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Apoiar a libertação de crianças de seu estado de pobreza material, social e espiritual.

Onde e quando?

A Compassion International é uma ONG cristã criada em 1952. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacional que utiliza dados coletados em 2010 de crianças que viviam em lugares que instauraram projetos ligados à ONG entre 1986 e 1990, no Quênia.

Como é o desenho?

O programa tem dois componentes fundamentais, ambos geridos localmente por equipes da Compassion International com apoio de voluntários de igrejas locais e outras entidades comunitárias.

O primeiro componente é o acesso a centros comunitários operados pela ONG, onde crianças de até 12 anos de famílias em situação de vulnerabilidade social poderiam se reunir no contraturno. A meta do programa foi de participação em 8 horas semanais em atividades que enfatizavam o desenvolvimento espiritual, físico e socioemocional, com o objetivo central de aprimorar a autoestima, e moldar as aspirações da criança.  Além disso, os centros ofereciam programas estruturados de tutoria e ajuda financeira com a compra de material escolar. Por fim, os centros coordenavam exames físicos regulares realizados por enfermeiros e médicos locais, cumprindo o papel de intermediários entre as famílias e serviços de atenção primária em saúde infantil.

O segundo componente é o estabelecimento de uma conexão próxima entre crianças e “padrinhos” da rede internacional de doadores da ONG, que suplementam a renda das famílias da crianças com valores de 25 a 40 dólares, à época. O programa encoraja, também, que as crianças escrevam cartas e, aproximadamente uma vez por ano, os padrinhos recebem uma foto da criança e atualizações do progresso escolar fornecidas pela equipe local.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do apoio fornecido pela Compassion International:

  • a duração média de participação no programa foi de 9,3 anos, permitindo que as crianças participem de cerca de 4.000 horas de atividades até o fim da infância, incluindo atividades extras como retiros e acampamentos [1];
  • 8 em cada 10 crianças relataram receber presentes de aniversário de seus padrinhos [1];
  • em uma pesquisa mundial, as formas mais benéficas de apoio foram suporte educacional (38,5%), com destaque para o pagamento de taxas escolares e tutoria, seguida de desenvolvimento espiritual e de caráter (29,4%) e por ajuda econômica (9,5%) [1];
  • aumento de 11% a 13% (ou de 1,2 a 1,3 anos) no total de anos de estudo alcançados, para o grupo de crianças com idade próxima a 12 anos quando do primeiro contato com o programa, quando observadas aos 29 anos de idade [1];
  • não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. na taxa de participantes que tinham completado o ensino superior, para o mesmo grupo e no mesmo horizonte temporal [1];
  • aumento de 29% a 35% (ou de 8,6 a 8,9 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais. Por exemplo, se uma variável binária tem média de 10%, um efeito de 5 pontos percentuais representa aumento de 50%. na taxa de jovens contemplados que tinham um emprego com salário, também para o mesmo grupo e no mesmo horizonte temporal [1];
  • não foram encontradas evidências sistemáticas de que a taxa de jovens adultos contemplados que se tornaram líderes comunitários tenha aumentado, ainda para o mesmo grupo e no mesmo horizonte temporal [1].

 

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Wydick, B., Glewwe, P., & Rutledge, L. (2013). Does International Child Sponsorship Work? A Six-Country Ctudy of Impacts on Adult Life Outcomes. Journal of Political Economy, 121(2), 393-436.

Vídeos

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.